PUBLICIDADE

Fapesp e universidades dos EUA divulgam propostas de intercâmbio

14 mai 2012 - 14h17
Compartilhar

A Agência Fapesp e as universidades de Toronto e de Western Ontario, no Canadá, divulgaram o resultado da chamada de propostas de pesquisa lançada em conjunto pelas instituições em 2011. Foram aprovadas cinco propostas de intercâmbio de pesquisadores do Estado de São Paulo e das duas universidades canadenses.

Serão destinados até 10 mil dólares canadenses anuais por proposta aprovada, para cobrir despesas de transporte, moradia e seguro de pesquisadores do lado paulista em viagens ao Canadá.

As universidades de Toronto e de Western Ontario, por sua vez, também destinarão até 10 mil dólares canadenses cada uma para as propostas aprovadas para cobrir as mesmas despesas de pesquisadores canadenses quando em viagens no Estado de São Paulo.

"Essa colaboração se encaixa na estratégia da Fapesp para intensificar as ligações internacionais. Os projetos selecionados representam pesquisas de classe mundial, com grande impacto e rápido desenvolvimento, uma vez que unem esforços de pesquisadores de alto nível tanto no Estado de São Paulo quanto nas universidades de Toronto e de Western Ontario", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp.

"Estou muito satisfeito com o resultado dessa primeira chamada conjunta. As propostas selecionadas reunirão pesquisadores de ponta para trabalhar juntos em desafios científicos muito importantes. Estou confiante que essas propostas irão estimular oportunidades futuras de pesquisa colaborativa" disse David Naylor, presidente da Universidade de Toronto.

"Esta parceria é um exemplo que espero seja seguida por outros. Estou entusiasmado com a oportunidade que pesquisadores canadenses têm de se aproximar de colegas brasileiros", disse Amit Chakma, presidente da Universidade de Western Ontario.

Mais informações sobre a chamada e o acordo entre as instituições são encontradas no site: http://www.fapesp.br/acordos/toronto_ontario.

Com informações da Agência Fapesp

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade