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Exame vai avaliar mais de 3 milhões de alunos em São Paulo

Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP) é direcionada a estudantes a partir do 2º ano do ensino fundamental

14 jul 2015 - 14h17
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Uma maneira de sentir se os alunos aprenderam ou não nos primeiros seis meses do ano para mudar ou não os métodos para o segundo semestre. Essa é a ideia da Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP), que será aplicada a mais de 3 milhões de alunos da Secretaria da Educação de São Paulo em agosto.

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O objetivo do exame é identificar as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática adquiridas pelos estudantes ao longo do primeiro semestre. A prova é direcionada a alunos do 2º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e será dividida em questões dissertativas e de múltipla escolha. O exame também vai avaliar o desempenho em redação.

A AAP funciona na rede paulista desde 2011 e, de acordo com a própria Secretaria da Educação, serve para traçar um panorama sobre as possíveis dificuldades dos estudantes. A partir dos índices obtidos, os educadores das unidades de ensino podem criar estratégias e projetos com foco em cada etapa da escolaridade e na defasagem dos alunos. Para ajudar, os professores receberão o manual "Comentários e Recomendações Pedagógicas".

A Secretaria da Educação destaca que cada escola terá autonomia para definir os dias de aplicação do exame, no prazo que pode variar de 3 a 8 de agosto. A prova inclui conteúdos propostos pelo Currículo Oficial do Estado de São Paulo, Caderno do Aluno e do Professor: Língua Portuguesa, Matriz de Referência para a Avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), Prova Brasil e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Ao todo, são 15 questões para os ensinos fundamental e médio.

Em agosto, mais de 3 milhões de estudantes vão participar da Avaliação de Aprendizagem em Processo, em São Paulo
Em agosto, mais de 3 milhões de estudantes vão participar da Avaliação de Aprendizagem em Processo, em São Paulo
Foto: Fina Arte / Instituto Ayrton Senna

"A Avaliação de Aprendizagem em Processo é um importante instrumento de apoio ao currículo. Com ajuda da prova é possível, com maior precisão, diagnosticar as fases do aprendizado dos estudantes e as eventuais defasagens de crianças, jovens e adultos matriculados na rede. A orientação é que as provas sejam aplicadas logo após o recesso de julho e norteiem as ações do próximo semestre", explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.

A Secretaria da Educação espera bons resultados na AAP. Isso porque, em abril, estreou um novo programa de reforço escolar focado exatamente em Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo foram indicados cerca de 225 mil estudantes com dificuldade para "testar" um novo modelo que aposta na utilização de tecnologia. Em formato de game, o "Aventuras" propõe que cada participante "defenda" o planeta Terra de uma invasão alienígena. Para isso, os alunos utilizam operações matemáticas e tópicos de gramática para cumprir as missões e avançar. Ao final de cada fase, são produzidos relatórios que apontam os acertos e as maiores dificuldades encontradas pelos estudantes.

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Fonte: Terra
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