Estudo: crianças acham que Einstein é estrela de reality show

29 out 2012
10h55
atualizado às 12h23

Um levantamento feito por uma empresa britânica mostra que um terço de alunos de escolas primárias acredita que Albert Einstein é uma celebridade da televisão. Cerca de 29% dos entrevistados acreditam ter visto o cientista - que morreu em 1955 - recentemente em programas de reality show do Reino Unido, como The X Factor e Britain's Got Talent .

Veja como os jornais noticiaram a morte de Einstein
Batalha dos cientistas: escolha seu gênio preferido

Segundo o jornal britânico Daily Mail , muitas crianças não conseguiram identificar grandes cientistas ou suas famosas descobertas. Mais de um terço de alunos entre 11 e 14 anos não sabia que Isaac Newton descobriu a gravidade, mesmo que o assunto esteja no currículo da escola. Enquanto isso, 6% dos jovens pensou que a cantora e jurada do programa X Factor Tulisa Contostavlos criou a penicilina, enquanto milhões de crianças acreditam que o rapper Professor Green é, de fato, um acadêmico.

Não suficiente, 35% de crianças com cinco anos de idade pensam que o prefeito de Londres, Boris Johnson, descobriu a gravidade; e um em cinco jovens acha que o jogador do time de futebol Manchester United, Wayne Rooney, é um cientista. E falando em cientista, Stephen Hawkins, para 22% dos pequenos entrevistados de oito anos, é um cabelereiro.

Em contradição, a maioria das crianças que participou da pesquisa (68%) pode identificar Mark Zuckerberg como o criador do Facebook, mesmo que uma parcela de 22% acreditasse que o inventor da página de relacionamentos foi Thomas Edison. Segundo a pesquisa, mesmo que as crianças passem uma média de 17 horas e 34 minutos na frente da televisão, 45% não sabe que o aparelho foi inventado por John Logie Baird.

"Temos que abrir os olhos após descobrir que as crianças de hoje sabem mais sobre Mark Zuckerberg do que homens e mulheres que fizeram descobertas importantes e invenções que revolucionaram o mundo moderno", afirmou um dos pesquisadores da Haier, Jeff Moody.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade