PUBLICIDADE

Estudantes trocam cigarro diário por maconha, segundo estudo

Enquanto 5% se identificaram como fumantes pesados, pouco menos de 6% disseram usar maconha todos os dias

1 set 2015 - 15h12
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Número de estudantes que fumam maconha ultrapassa o de fumantes
Número de estudantes que fumam maconha ultrapassa o de fumantes
Foto: iStock

Mais universitários americanos estão tornando o consumo de maconha um hábito, ultrapassando o número daqueles que fumam cigarro, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (1) pela Universidade de Michigan. As informações são da Fox News.

De acordo com o estudo anual “Monitorando o Futuro”, pouco menos de 6% dos estudantes contatados pelos pesquisadores disseram usar maconha todos os dias ou ter utilizado pelo menos 20 vezes nos últimos 30 dias.

Siga Terra Educação no Twitter 

Siga Terra Notícias no Twitter

Em contrapartida, 5% dos estudantes se identificaram como fumantes pesados, aqueles que fumam mais de dois maços de cigarro por dia, um grande declínio da taxa de 19% de 1999.

Essas descobertas sugerem que adolescentes e jovens adultos absorveram as informações sobre os riscos do cigarro, porém, cada vez mais optam pela maconha por acharem que ela traz menos riscos, apontou o investigador Lloyd Johnston. “É claro que pelos últimos sete ou oito anos houve um aumento no consumo de maconha entre os estudantes universitários”, disse Johnston. “E isso é um paralelo com o aumento do consumo de maconha entre os estudantes do último ano do ensino médio”.

O Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Michigan tem estudado uma parcela representativa de universitários de todo o território americano sobre seus hábitos de consumo de drogas e bebidas alcoólicas desde 1980.

Em 2014, a porcentagem de usuários que utilizam maconha todos ou quase todos os dias bateu um recorde, além de ser a primeira vez que esse número ultrapassa o de fumantes.

Outros dados apontam que 21% dos participantes disseram ter usado maconha pelo menos uma vez no mês anterior à pesquisa e 34% disseram ter usado no ano anterior.

O estudo também mostrou que menos estudantes estão abusando de bebidas alcoólicas. Apenas 5% disseram ingerir uma grande quantidade de álcool – pesquisadores definem como alta quantidade entre 15 ou mais drinks de uma vez só pelo menos uma vez nas últimas duas semanas.

Já o número de estudantes que disseram ter usado cocaína no ano anterior à pesquisa aumentou de 2,7%, em 2013, para 4,4%, em 2014. Johnston afirmou que o aumento é significante, mas ainda é cedo para afirmar que a droga está retornando com tudo aos campi universitários.

Apesar desses números, pesquisadores garantem às mães e aos pais que não precisam se preocupar. Segundo Johnston, metade dos alunos que responderam à pesquisa disse não ter utilizado nenhuma droga no ano anterior.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade