PUBLICIDADE

Estudantes protestam por fim da greve de professores no RS

4 set 2013 - 17h15
(atualizado às 17h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de estudantes fez um protesto na manhã desta quarta-feira na avenida Protásio Alves, em frente ao colégio estadual Rio Branco, em Porto Alegre. Os estudantes pediam o fim da greve dos professores do Estado, que começou no dia 23 de agosto.

Veja quanto ganha um professor no Brasil

Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), durante o protesto, ocorreram diversos bloqueios da avenida, com reflexo no trânsito. A manifestação ocorreu, aproximadamente, entre 10h30 e 11h30.

Greve

O Centro dos Professores (Cpers-Sindicato) cobra o cumprimento da lei do piso, que prevê um salário básico (sem as vantagens) de R$ 1.567 para uma jornada de 40 horas semanais. Atualmente, o Estado paga o pior salário aos seus professores em comparação com o resto do País – um docente com o ensino médio recebe R$ 977,05. O governo argumenta que, embora não cumpra o piso, aprovou reajustes que chegarão a 76,68% em quatro anos.

O governo estadual pressiona pela manutenção das atividades com o corte do ponto de quem aderir ao movimento. A última paralisação por tempo indeterminado realizada pelos professores ocorreu em 2011, contra a reforma do ensino médio. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade