PUBLICIDADE

Estudantes pedem a Dilma agilidade na revalidação de diplomas

29 mar 2011 - 18h37
Compartilhar

Durante visita à Universidade de Coimbra, em Portugal, nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff recebeu a reivindicação de estudantes brasileiros para que o processo de revalidação de diplomas de cursos realizados em instituições estrangeiras seja feito com maior agilidade.

Os estudantes reclamaram que após a conclusão de cursos de graduação, mestrado e doutorado no exterior os processos de reconhecimento no Brasil são demorados e muito burocráticos.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, que acompanhou a presidente na visita, disse que o reconhecimento é realizado pelas universidades e que é necessário avaliar diversos aspectos do currículo de cada curso para fazer a correspondência entre ambos. No entanto, ele concordou que a análise pode ser mais rápida.

"Vou conversar com os reitores para que sejam avaliadas formas de agilizar o processo. Acredito que, como complemento, seja importante alterar a legislação que trata do assunto", disse.

Segundo o Ministério da Educação, o processo de revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil é uma responsabilidade das universidades públicas que ministram cursos de graduação reconhecidos na mesma área de conhecimento ou em área afim. Caso haja dúvida quanto à similaridade do curso, a instituição pode solicitar a realização de exames e provas, com o objetivo de caracterizar a equivalência. A instituição tem seis meses para se manifestar, a partir da data de abertura do processo.

Os manifestantes pedem a utilziação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para investimentos em educação
Os manifestantes pedem a utilziação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para investimentos em educação
Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade