PUBLICIDADE

SP: alunos ocupam 7 escolas em protesto contra fechamento

A justiça determinou a reintegração de posse da Escola Estadual Fernão Dias Paes, o que deve ocorrer nesta sexta-feira (13)

13 nov 2015 - 10h51
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Chegou a sete o número de escolas ocupadas por estudantes paulistas contra a projeto de reorganização das escolas estaduais, que será implantado no início do próximo ano em todo o estado. O projeto, da Secretaria de Educação, prevê o fechamento de 94 unidades e a transferência de cerca de 311 mil estudantes para escolas da região onde moram. O objetivo, segundo a secretaria, é segmentar as escolas em três grupos (anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio), conforme o ciclo escolar. 

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

Além da Escola Estadual Fernão Dias Paes - localizada na Rua Pedroso de Moraes, em Pinheiros, na zona oeste, ocupada desde terça-feira (10) por um grupo de alunos -, cuja reintegração de posse foi determinada pela Justiça e deve ocorrer nesta sexta-feira (13) ou amanhã, mais três escolas da capital e três da região metropolitana de São Paulo foram ocupadas por estudantes nesta semana.

Estudantes protestam contra o projeto de reorganização das escolas estaduais
Estudantes protestam contra o projeto de reorganização das escolas estaduais
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press

Na última quinta-feira (12), jovens contrários à proposta do governo do estado ocuparam as escolas Salvador Allende, no bairro José Bonifácio, região de Itaquera, zona leste da capital, e Castro Alves, na Vila Mazzei, zona norte. Além dessas, mais duas unidades estaduais, a Escola Professora Heloísa de Assumpção, localizada em Quitaúna, na cidade de Osasco, e a Valdomiro Silveira, em Santo André, no ABC paulista, tiveram as dependências ocupadas. A sétima foi a Escola Estadual Ana Rosa, localizada na Rua Éden, número 100, no bairro de Vila Sônia, zona oeste da cidade, foi ocupada por um grupo de estudantes por volta das 8h desta sexta-feira (13).

Segundo a Secretaria de Educação, cerca de 94 unidades escolares serão fechadas
Segundo a Secretaria de Educação, cerca de 94 unidades escolares serão fechadas
Foto: Erick Florio / Futura Press

A primeira unidade ocupada na Grande São Paulo foi a Escola Estadual Diadema, localizada no município de mesmo nome, no ABC paulista. Os alunos se instalaram no local na noite da última segunda-feira (9).

Alunos jogam e pintam cartazes dentro de escola durante ocupação em SP:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade