atualizado às 16h58

Estudantes e professores ocupam sede do governo em Fortaleza

 

Omar Jacob
Direto de Fortaleza

Cerca de 200 estudantes e professores das Universidades Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Regional do Vale do Acaraú (URCA) realizam um protesto na tarde de hoje na sede do governo do Ceará, em Fortaleza. Eles ocupam os jardins do Palácio da Abolição e prometem permanecer no local até conseguirem uma audiência com diretores da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado para o cumprimento de acordos que não teriam sido cumpridos.

O grupo chegou a ser cercado por homens do Comando Tático Motorizado e do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que permanecem no local acompanhando a movimentação. Os manifestantes chegaram no local no início da tarde vindos de municípios da região do Cariri, de Crateús, Itapipoca e também de Fortaleza.

Entre as reinvindicações estão a realização de concurso para professores, para atender a uma demanda de 640 vagas, a regulamentação do Plano de Cargos e Carreiras, acordada ainda em 2008 e também mais atenção às políticas de assistência estudantil. Estudantes e professores permanecem no local a espera de uma reunião com representantes do governo do estado.

Especial para Terra