PUBLICIDADE

Alunos americanos aprendem português por meio da bossa nova

Professora brasileira acredita que a música seja uma grande ferramenta para ensinar línguas estrangeiras

23 set 2015 - 08h52
Compartilhar
Exibir comentários
A paulista Clarice Deal ensina português por meio da bossa nova
A paulista Clarice Deal ensina português por meio da bossa nova
Foto: Charlie Leight / ASU News / Divulgação

Desde que a paulista Clarice Deal começou a lecionar na Escola Internacional de Letras e Culturas da Universidade Estadual do Arizona (ASU), em 1990, ela deu um jeito de combinar suas duas paixões: música e ensinar. Dessa forma, a bossa nova se tornou a principal aliada nas suas aulas de português. As informações são da ASU

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

“Quando comecei a trabalhar, logo percebi que a música é uma ferramenta efetiva na hora de ensinar e aprender uma nova língua”, explica Deal.

A professora achou que esses dois mundos trabalhavam tão bem juntos que decidiu tornar isso seu objeto de estudo na pós-graduação.

“Ao longo da pesquisa encontrei uma significante quantidade de material que falava sobre o uso de música nas salas de aulas. Especialistas identificaram diversas vantagens no aprendizado de línguas através de canções: a memória é auxiliada pelo ritmo, muitas músicas são excelentes fontes de conhecimento cultural e representam as características nacionais, estilos e gostos com uma grande clareza”.

E os resultados nas avaliações comprovam que o método é eficaz.

“Já ri diversas vezes enquanto observava os estudantes durante as provas. Às vezes os vejo, silenciosamente, movendo os lábios e cantando alguma música para lembrar de um verbo ou do vocabulário”, conta a professora.

Deal também aceita sugestões dos alunos na hora de escolher as músicas, porém, ela acrescenta que o gênero musical é a chave.

“Em minha pesquisa tive a oportunidade de aprender sobre o valor intrínseco da música na hora de ensinar uma língua e o maior problema que deve ser considerado”, ela conta. “O mais valioso aspecto é escolher as canções com cuidado e usa-las apropriadamente com outras ferramentas do currículo”.

Músicas como a bossa nova, que enfatizam o ritmo e a melodia, são ótimas para ajudar os estudantes a memorizarem um vocabulário.

A professora não consegue esconder a satisfação com os resultados. “Talvez, o aspecto mais significante do meu trabalho é usar música na sala de aula para ensinar uma língua”, ela afirma. “(Meus estudantes) sempre comentam sobre isso”. 

Professores fazem flash mob e surpreendem colegas nos EUA:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade