PUBLICIDADE

Estudante universitária agredida por morador de rua recebe apoio da UnB

Morador de rua atingiu aluna com um pedaço de madeira no estacionamento da universidade; ele prestou depoimento e foi liberado no mesmo dia

20 jun 2013 - 13h19
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a cabeça dolorida e ainda sem entender os motivos da agressão por um morador de rua, a estudante de Museologia Poliana Romeiro Wanderley narra com espanto o episódio que viveu na manhã de terça-feira, no estacionamento da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). "Ele apareceu, por trás de um carro, com um pedaço de pau e me atingiu na cabeça. Foi tudo muito rápido”, conta a aluna de 28 anos, que fazia a pé o trajeto para casa, na Asa Norte.

Assistente social Maria Therezinha da Silva conversa com Poliana Romeiro Wanderley, agredida por morador de rua no estacionamento da UnB
Assistente social Maria Therezinha da Silva conversa com Poliana Romeiro Wanderley, agredida por morador de rua no estacionamento da UnB
Foto: Mariana Costa/UnB Agência / Divulgação

Poliana relata que o ataque ocorreu sem nenhum motivo aparente. O agressor não tentou assaltá-la ou ofendê-la com xingamentos. “Não consigo entender. Acredito que a intenção era me matar”, diz. Ela foi levada por um amigo ao Hospital Regional da Asa Norte, fez uma radiografia do crânio e não precisou ficar internada. Na quarta-feira, com tontura e náusea, a estudante foi avaliada por uma enfermeira da UnB e encaminhada para o Hospital de Base por uma ambulância da universidade.

Apontado por testemunhas como responsável pela agressão, Renato Pereira dos Santos, de 20 anos, foi imobilizado por estudantes e seguranças do campus. A Polícia Militar foi logo acionada e encaminhou o rapaz para a Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações (DRPI), onde o caso foi registrado. Renato prestou depoimento e foi liberado no mesmo dia. "Em flagrantes como esse, o autor assina um termo de compromisso e é liberado. A Lei 9.099/1995 dá um tratamento diferenciado aos crimes de lesão corporal leve, considerados de menor potencial ofensivo”, explica um agente da delegacia. A decisão desagradou Poliana. "Ele vai acabar matando alguém”, alerta. "Ele disse que não era a primeira vez que agredia uma mulher, nem seria a última”.

Medidas

Assim que tomou conhecimento do caso, na manhã desta quarta-feira, a decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo, solicitou assistência à estudante. “Vamos acompanhá-la da melhor maneira possível. Precisamos garantir a integridade física e psicológica dela”, afirmou. A assistente social e assessora do decanato, Maria Therezinha da Silva foi à casa de Poliana. “Nosso acompanhamento será contínuo. Vamos encaminhá-la ao Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos e auxiliar em tudo o que for necessário”, disse.

Denise Bomtempo solicitou ao prefeito do campus, Marco Aurélio de Oliveira, que, em ocorrências como essa, a comunicação com o decanato seja feita de forma imediata. Em geral, a área de assuntos comunitários toma conhecimento formal dias após a ocorrência dos fatos. “Com esse contato, poderemos atuar com mais eficiência em casos que demandam intervenções rápidas”, diz Maria Therezinha.

Segurança

O reitor Ivan Camargo disse estar “chocado” com o caso e reforçou a necessidade de ampliar as discussões sobre segurança nos campi. “É um fato lamentável. Vamos apurar e agir para combater esse tipo de situação”, afirma. Ivan lembra que audiência pública será realizada para tratar do planejamento de combate à violência na UnB. O evento estava previsto para esta semana, mas precisou ser adiado. "Será uma oportunidade importante para definirmos ações estratégicas”.

A integração física com a cidade é uma característica da Universidade de Brasília. O campus Darcy Ribeiro tem um vasto número de acessos e não há restrições de circulação na maior parte de seus quase 4 km² de área. Esse aspecto faz com que a comunidade acadêmica sofra com problemas comuns aos demais espaços públicos. Nesta semana, o reitor foi vítima da falta de segurança. Ele teve uma moto furtada no estacionamento em frente ao prédio da Reitoria.

Nudez, lama e racismo: veja trotes polêmicos pelo Brasil

Fonte: Informações da Agência de Notícias da UnB
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade