PUBLICIDADE

Estudante cria software para resolver questões de física e matemática

14 ago 2013 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários
O software ajuda a compreender questões difíceis e está disponível para download gratuito
O software ajuda a compreender questões difíceis e está disponível para download gratuito
Foto: Reprodução

Um estudante do primeiro ano do ensino médio de uma escola do Rio de Janeiro criou um software para solucionar questões difíceis de física, matemática e química. Caio Diniz, 15 anos, elaborou o programa Educação Mais (E+) com o auxílio dos colegas de turma Leonardo Bruno, Brenner Garcia, Thiago Reis, Pedro Henrique, Breno Ramos e João Victor.

Segundo Caio, o objetivo do programa é facilitar o entendimento dos estudantes de conteúdos considerados difíceis. Mas ele reforça que o E+ não se trata de um programa para trapacear as lições de casa. Segundo o estudante, a principal proposta é ensinar como se calculam os problemas e ajudar na constatação dos resultados.

Dentre as fórmulas aplicadas em física, o software pode realizar cálculos relacionados à aceleração, trabalho, potência, velocidade média, espaço e força. Já em matemática, ele resolve, por exemplo, o delta da equação do 2º grau, seno, cosseno e tangente.  Na eletrônica, pode-se descobrir os valores de resistência elétrica e de resistores por sistema de cores. Já em química, o E+ disponibiliza uma tabela periódica completa com todas as informações de cada elemento.

Caio teve a ajuda de colegas de classe para desenvolver a ferramenta
Caio teve a ajuda de colegas de classe para desenvolver a ferramenta
Foto: Divulgação

"O objetivo principal é diminuir o tempo para solucionar questões complexas da área de exatas no ensino médio. E o programa não foca em apenas uma matéria, mas em várias", afirma Caio, que estuda na Escola Técnica Rezende-Rammel (ETRR). A criação do programa faz parte das atividades pedagógicas do colégio.

O estudante, que pretende seguir carreira na área de programação, diz que quer aperfeiçoar o software para atender outras áreas, não só às ciências exatas. "Penso em elaborar vários projetos para segmentos diferentes. Um deles, a saúde", diz.

O programa está disponível para baixar gratuitamente. É só acessar o blog do projeto Educação Mais e entrar em download.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade