PUBLICIDADE

Estado de SP faz levantamento de alunos quilombolas

Cadastro será feito pela 1ª vez no ato da matrícula antecipada

24 jul 2014 - 10h48
(atualizado às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Pela primeira vez, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai cadastrar os alunos quilombolas no ato da matrícula. O cadastro antecipado para o Ensino Fundamental no Estado ocorre até 15 de agosto. A ação busca identificar todas as crianças e adolescentes quilombolas que estudam nas unidades de ensino paulista e ampliar a adoção de atividades pedagógicas voltadas especificamente a essas escolas.

Apoio escolar: Terra ajuda seu filho no dia a dia dos estudos para o ENEM

O cadastro valerá também para os alunos que já fazem parte da rede estadual e, portanto, podem atualizar o registro em sua escola de origem. A novidade faz parte das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Inclusão Educacional, órgão da secretaria que articula as políticas inclusivas de educação em todo o Estado de São Paulo. “Além do levantamento inédito, o Núcleo já desenvolveu ações para a educação indígena, diversidade sexual, alunos estrangeiros e para o sistema prisional e Fundação Casa”, disse o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

No próximo mês, como parte das atividades do Núcleo, as 91 diretorias regionais de ensino do Estado serão capacitadas sobre a Educação Escolar Quilombola. Assim, as regiões que supervisionam as 5 mil escolas estaduais terão formados gestores-interlocutores para as relações étnico-raciais e que acompanharão as escolas no cadastramento dos alunos quilombolas.

No Estado paulista a maioria das comunidades quilombolas está na região do Vale do Ribeira. Elas estão distribuídas por cidades como Eldorado, Iporanga e Barra do Turvo. Outras comunidades estão localizadas no litoral norte, na região de Sorocaba e no município de Itapeva. A rede estadual possui hoje duas escolas exclusivamente quilombolas, em Eldorado e Itaoca, com um total de 240 alunos matriculados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade