Educação

publicidade
22 de janeiro de 2009 • 15h50 • atualizado às 16h53

Escolha a mochila ideal para o seu filho

Os pais devem ficar atentos ao peso e ao modelo da mochila na hora da compra
Foto: Getty Images
 

Segundo avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% da população mundial tem, teve ou terá dores provocadas por problemas de coluna. Esses problemas, porém, podem ser evitados enquanto a criança está em crescimento e o conjunto ósseo em formação. Na idade escolar, a carga pesada na coluna, por conta de peso excessivo na mochila, costuma ser a vilã da história.

» Prepare sua mochila para o novo ano escolar
» Saiba como participar da vida escolar de seus filhos
» Lanche da escola deve ser gostoso e saudável

Uma pesquisa informal, realizada com 25 alunos de ensino fundamental de uma escola de São Paulo, conferiu na balança o peso que os alunos carregam todos os dias para a escola. Apenas duas crianças carregavam a carga correta, de até 10% de seu peso corporal. O campeão do levantamento foi um garoto de 9 anos, que então pesava 29 quilos e carregava uma mochila de 7 quilos - 24% do seu peso. A mochila dele, sem nada dentro, já pesava 1,5 quilos!

Tamanho correto
O modelo da mochila também é importante para evitar problemas de postura. A questão principal é o tamanho, que deve acompanhar a superfície das costas da criança, sem ser grande demais. Quanto maior, afinal, mais idéias seu filho terá para preenchê-la.

As alças da mochila têm de ser largas, acolchoadas e bem ajustadas ao corpo. A criança não deve apoiá-la apenas em um dos ombros. Esse hábito pode provocar uma escoliose - a coluna entorta para um dos lados, deixando um ombro mais alto que o outro.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global

Redação Terra