PUBLICIDADE

Escola inglesa proíbe alunas de saia: "distraía professores"

De acordo com a diretora, meninas a partir dos 9 anos de idade já usavam saias muito curtas, o que a obrigou a tomar decisão polêmica

3 jul 2015 - 09h13
Compartilhar
Exibir comentários

Se você é daquelas mulheres que costuma brigar pelo que considera seus direitos, teria problemas em estudar em uma escola localizada em Stoke-on-Trent, no condado de Sttafordshire, na Inglaterra. A diretora da Trentham High School decidiu proibir que as alunas usem saias. "Cansei de pedir para que elas parassem de usar saias que mostravam tanto suas pernas e mal cobriam seus bumbuns. Isso distraía os professores do sexo masculino", justificou a diretora Rowena Blencowe.

De acordo com ela, o problema já começa com meninas de 9 anos e se estende às mais velhas. "Quanto mais idade, mais curtas ficam as saias", afirmou. Como a escola possui mais de um andar, o momento em que as alunas sobem as escadas sempre preocupou a diretora, assim como durante as aulas, em que elas ficam sentadas e boa parte das pernas fica à mostra. O colégio chegou a falar com os pais, mas não adiantou muita coisa, já que as alunas continuaram vestindo as saias curtas.

A diretora Rowena Blencowe teve problemas com as saias curtas das alunas e criou polêmica ao ordenar que usem apenas calças
A diretora Rowena Blencowe teve problemas com as saias curtas das alunas e criou polêmica ao ordenar que usem apenas calças
Foto: The Telegraph / Reprodução

Além de criar polêmica, a decisão ainda trouxe prejuízo para a escola. A diretora teve que gastar dinheiro na compra de novas saias, bem mais compridas, para as meninas rebeldes. Mesmo assim, algumas ainda tentaram burlar a nova recomendação, o que fez com que a diretora tomasse uma decisão mais drástica: a partir de setembro, todos os alunos só poderão usar calças e ninguém entra na escola se não estiver vestido corretamente.

"Tive que tomar essa decisão porque escutei de alguns professores que eles ficavam envergonhados na presença das alunas com saias tão curtas. O assunto estava se tornando mais importante do que o ensino e não dá para perder horas de aulas discutindo uma questão de vestuário", explicou a Sra. Blencowe. A decisão, por enquanto, se restringe aos alunos, mas a diretora não descarta a possibilidade de estendê-la aos professores, caso algum utilize uma roupa considerada inadequada.

Como não poderia ser diferente, a nova ordem dividiu as opiniões das alunas. Uma delas, de 15 anos, afirmou que o novo uniforme parece bom e prático, e ela não liga de ter que usar calças, já que sempre foi sua preferência. No entanto, outra aluna, de 16 anos, não gostou nem um pouco da ideia. "Com este calor do verão, é impraticável e muito desconfortável vestir calças. Não somos meninos e queremos usar saias", afirmou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade