PUBLICIDADE

Engenheira protesta sobre sexismo e faz sucesso nas redes

Isis Wenger escreveu um texto contra os estereótipos que rondam a área de tecnologia quando o assunto é o sexo feminino

4 ago 2015 - 12h58
(atualizado às 13h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Campanha divulgada pela empresa OneLogin, onde Isis traballha, gerou repercussão negativa na web
Campanha divulgada pela empresa OneLogin, onde Isis traballha, gerou repercussão negativa na web
Foto: the-coffeelicious / Reprodução

Uma americana postou um texto sobre sexismo na indústria da tecnologia e acabou se tornando um viral na internet, reforçado pela hashtag #ilooklikeanengineer (em tradução livre, "eu me pareço com uma engenheira"). As informações são do site do jornal inglês The Independent.

Siga Terra Educação no Twitter

Siga Terra Notícias no Twitter

Isis Wenger, uma engenheira de software que mora em São Francisco, resolveu lutar contra a interpretação de que uma mulher engenheira “tem que se parecer com uma”. 

Tudo começou quando comentários negativos surgiram após a divulgação de uma foto sua, em uma campanha da empresa em que trabalha, a OneLogin.  

Ela usou a polêmica em seu favor, ampliando o debate sobre os esteriótipos e o sexismo
Ela usou a polêmica em seu favor, ampliando o debate sobre os esteriótipos e o sexismo
Foto: the-coffeelicious / Reprodução

A foto trouxe repercussão negativa no Faceboook. Uma internauta comentou que a campanha parecia estranha. Segundo ela, não seria “remotamente plausível" que mulheres comprassem aquela imagem de alguém que não se parece uma engenheira. Uma outra pessoa complementou. “Se sua intenção é atrair mais mulheres, seria melhor ter escolhido a foto com um sorriso caloroso e amigável, no lugar de um sorriso sexy.”

Em resposta, Isis disse que não ela não é uma representação de uma engenheira porque isso simplesmente não existe. No texto, ela afirma que é um indivíduo, como qualquer outra engenheira do sexo feminino. “Algumas pessoas pensam que não fiz a ‘cara certa’. Outras acham que isso é inacreditável, como as engenheiras do sexo feminino se parecem", indignou-se. 

Isis acrescentou que aquela não era uma tentativa de rotular algo. “Esta é literalmente apenas eu, apenas um exemplo de uma engenheira na OneLogin. O anúncio era para ser autêntico”, acrescentou.

Com a atitude, ela acabou encorajando outras mulheres a compartilharem fotos de si próprias usando a hashtag, para provar que não existe um estereótipo que caiba em todo mundo. “Eu pareço com uma engenheira que poderia dormir mais. Não preciso dos meus créditos, eu ainda serei uma engenheira sem a sua validação”, postou @EricaJoy. “Sou uma engenheira do IOS, criadora do @WeReadTooApp”, completou @kthomas. “Eu pareço com uma engenheira, porque não importa a forma como me visto”, postou @juliaferraioli. 

Networking: saiba o que evitar para não arruinar sua rede :
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade