PUBLICIDADE

Veja o que pode e o que não pode durante a prova do Enem

22 out 2011 - 08h36
Compartilhar

Os estudantes que começam a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado precisam ficar atentos ao tipo de documentação exigida, materiais que poder ser utilizados e aos horários das provas. Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é permitido ou não durante a prova, o Terra elaborou um guia com dicas para os candidatos.

Fique por dentro das questões do Enem

Teste-se: faça o Simulado do Enem

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Acompanhe no Terra a correção online das provas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

1. Chegar cedo: não há tolerância com atrasos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova no máximo até as 12h. Nos dois dias, os portões fecham às 13h, de acordo com o horário de Brasília.

Segundo o Inep, não serão tolerados atrasos, por isso, quem ainda não verificou o local de prova, pode fazer a consulta aqui.

2. Levar documento com foto

Para a prova, todos os candidatos precisam apresentar um documento de identificação original com foto. São aceitos: Ccédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

3. Noventa questões por dia

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Neste sábado serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo para realização do exame é de 4h30, com início às 13h e término às 17h30.

No domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O tempo para executar todo o exame será de 5h30, com início às 18h30 e término às 18h30.

4. Não levar lápis, borracha e relógio

O candidato precisa ter em mãos apenas uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Outros materiais como lápis, borracha e lapiseira, devem ser depositados na embalagem porta-objetos, que será distribuída a todos os participantes e precisa ser guardada embaixo da carteira.

Também é proibido utilizar relógios, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. Esses aparelhos também devem ser depositados no porta-objetos.

5. Conferir o caderno de questões e de respostas

O Inep pede que os candidatos confiram, antes de começarem a prova, se o número de questões do caderno corresponde ao do cartão de resposta. O estudante também deve verificar se os seus dados pessoais estão corretos.

6. Sem cola

Para evitar cola, o Inep faz versões diferentes da prova, cada uma identificada por uma cor. Em 2010, foram adotadas azul, amarelo, branco e rosa. As questões são as mesmas, mas organizadas em ordem distinta. O candidato precisar marcar no cartão de respostas a cor do caderno que recebeu para que o gabarito seja corrigido na ordem correta.

Se mesmo assim o fiscal flagrar um candidato colando, ele será eliminado da prova.

7. Redação com, no mínimo, 8 linhas

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas e mínimo de oito linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

A redação pode ser anulada se o candidato fugir do tema proposto ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, se entregar a folha de redação em branco, se escrever até sete linhas ou ainda se apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.

8. Atendimento especial não pode ser solicitado na hora da prova

Esse pedido deve ter sido feito no ato da inscrição. Pessoas com baixa visão, surdez, deficiência mental, deficiência auditiva, cegueira, dislexia, déficit de atenção ou que estiverem grávidas ou em período de amamentação terão assistência garantida, recebendo tratamento diferenciado dos demais participantes.

Esses candidatos puderam selecionar os seguintes auxílios no ato de inscrição: prova em Braille, auxílio de leitor/ledor, prova com letra ampliada, intérprete de Libras, sala de mais fácil acesso, auxílio para transcrição, leitura Labial, mesa e cadeira (sem braços), mesa para cadeira de rodas e apoio para perna.

9.Cuidado para não ser eliminado

Veja o que pode eliminar um candidato: qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante; utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos; deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

10. Gabarito e resultado final

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep na próxima terça-feira, dia 26 de outubro. A partir do dia 4 de janeiro de 2012, os candidatos poderão consultar o resultado individual do Enem.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova em todo o País para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998.

A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas, que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade