PUBLICIDADE

UFRJ aprova cotas sociais e ingresso só pelo Enem

13 ago 2010 - 05h31
Compartilhar

A UFRJ vai adotar o sistema de cotas sociais já no próximo vestibular. A medida, aprovada na manhã de quarta-feira em reunião do Conselho Universitário (Consuni) - órgão máximo da instituição formado por alunos, professores e técnicos -, facilitará o ingresso de estudantes de baixa renda vindos do sistema público de ensino.

Outra novidade que já valerá este ano é a adoção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso. A seleção será feita com base na nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.

Percentuais em aberto

No entanto, o Consuni não entrou em acordo em relação ao percentual de distribuição de vagas para as cotas e para o SiSU. A Reitoria quer reservar metade das vagas para o Enem; a outra metade seguiria o modelo de provas original da universidade. Já as cotas entrariam em 20% das vagas do Enem, ou 10% do total. A ideia não agradou a representantes de alunos e de funcionários, que defendem reserva de 50% das vagas às cotas sociais.

Outro motivo de discussão foi o critério para definir as famílias de baixa renda. A Reitoria sugeriu fixar renda mensal familiar de um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 765). Parte do Consuni considerou o valor alto demais e propôs o piso de um salário (R$ 510).

Os pontos em aberto da adoção das cotas e do SiSU deverão ser decididos quinta-feira que vem, às 19h, em reunião extraordinária do Consuni.

O debate entre os conselheiros foi acompanhado por estudantes do Ensino Médio, membros da União Estadual dos Estudantes e movimentos étnicos. "Defendemos as cotas raciais, pois são uma forma de reparação ao povo brasileiro, que tem a maioria de sua população negra", reiterou o coordenador da organização não-governamental Educafro, Wilson Dantas.

Já os pré-vestibulandos vindos de escolas públicas comemoravam ao saber das novas alternativas de ingresso. "Sou a favor, pois conheço muita gente boa na minha escola que não tem condições financeiras para competir de igual para igual", argumenta Thiago Araújo, 18 anos, que estuda no Instituto de Educação do Rio de Janeiro e faz cursinho pré-vestibular à noite com o auxílio de uma bolsa de estudos.

Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade