Enem

publicidade
08 de dezembro de 2011 • 10h00

UFBA decide adotar Enem como 1ª fase do vestibular em 2013

 

O Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia (UFBA) decidiu que a partir do vestibular para ingresso dos alunos em 2013 vai adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase da seleção. As provas da segunda fase continuarão a ser realizadas pela UFBA.

Veja como será a seleção nas universidades públicas para vagas em 2012

As discussões sobre a adoção do exame nacional tiveram início no primeiro semestre deste ano. Em julho, foi realizado um seminário sobre o tema com a presença de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) e dos pró-reitores de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que já adotam o Enem.

A seleção para o ingresso em 2013 vai contecer no segundo semestre do ano que vem e terá validade para os cursos de progressão linear. A UFBA já adotava o Enem para a seleção dos candidatos às duas novas modalidades de curso da instituição, os bacharelados interdisciplinares e os cursos superiores de tecnologia.

A decisão de adotar o Enem foi tomada em reunião do Conselho Acadêmico no final da tarde de quarta-feira.

Fim dos vestibulares
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou em diversas oportunidades que "ainda nesta década" o Enem vai acabar com os vestibulares. Desde 2009, a prova passou a ser usada como critério de seleção por parte das universidades públicas, o que fez crescer o número de inscritos no exame.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos podem se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o ensino médio na rede pública.

A partir de 2012 a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem.

Terra Terra