PUBLICIDADE

Tranquilidade marca primeiro dia do Enem em MS

22 out 2011 - 20h41
(atualizado às 20h59)
Compartilhar
Lucia Morel
Direto de Campo Grande

A maioria dos candidatos, no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), achou o teste fácil. Seja quem fez a prova pela primeira vez ou quem tenta uma vaga em universidade há algum tempo disse que a prova deste ano foi "bem tranquila".

O primeiro dia da prova do Enem foi tranquilo em Campo Grande
O primeiro dia da prova do Enem foi tranquilo em Campo Grande
Foto: Lucia Morel / Especial para Terra

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

A estudante Alana Antunes, 17 anos, está terminando o Ensino Médio e pretende garantir uma vaga para o curso de Fisioterapia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Esta é a primeira vez que ela faz a prova e afirma que não encontrou dificuldades. "A prova foi tranquila, deu tempo de resolver todas as questões. Acho que fui bem", disse.

O colega dela, Alan Francis, 18 anos, fez o exame para conseguir o diploma de conclusão do Ensino Médio e acredita que não terá dificuldades. "A prova foi fácil. Foi cansativa, porque é muito texto, mas não achei difícil não".

Quem também pretende usar a nota do exame para entrar no curso de Fisioterapia na UFMS é a estudante Ágata Gutierrez, 18 anos. "Achei a parte de Física mais difícil, mas a prova foi tranquila. Deu tudo certo", afirmou.

Os amigos Aguinaldo Moura, 36 anos, e Adriano Pechefist, 23 anos, já fizeram outras provas do Enem e hoje saíram confiantes da sala. "Tem muito texto, é uma prova extensa, mas deu tempo de fazer tudo", disse Aguinaldo, que já tenta uma vaga no curso de Direito pela segunda vez.

Já Adriano busca cursar graduação em Matemática e este ano é a terceira vez que faz a prova. Policial Militar, ele afirma que "meu foco são os concursos, mas fiz o Enem para tentar uma faculdade, espero que dê certo".

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, realiza a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção pode ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade