PUBLICIDADE

Terra oferece simulador de nota do Enem

Terra oferece simulador de nota para o enem

2 out 2009 - 12h51
(atualizado às 13h27)
Compartilhar

Para quem estudou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 e está frustrado por não poder realizar as provas neste fim de semana, uma opção é aproveitar o tempo para se preparar. Para ajudar você nessa tarefa, o Terra, em parceria com o Sistema COC de Ensino, oferecerá a possibilidade de conhecer qual seria seu provável desempenho no Enem. Esse cálculo será realizado através de um exclusivo simulador de nota que estará disponível neste domingo a partir das 19 horas pela internet.

Para tanto, basta realizar as provas do primeiro e segundo dias, divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), e conferir o gabarito. Anote seus resultados e a partir de domingo você poderá se cadastrar no novo modelo de Simulador de Nota desenvolvido pelo COC e conferir os resultados.

Com esse sistema exclusivo de cálculo do resultado provável, além dos desempenhos, os candidatos terão uma estimativa de classificação em universidades federais que usarão exclusivamente o Enem 2009 como processo seletivo de acesso.

Depois da realização do Enem 2009, que provavelmente vai acontecer em meados de novembro, o Terra, também em parceria com o Sistema COC de Ensino, trará em primeira mão a correção das questões da prova e uma nova possibilidade de cálculo de resultados.

Novo cálculo da nota
Neste ano, o resultado da prova será calculado de uma forma diferente. O Instituto Nacional de Estados e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adotou um sistema de correção baseado na TRI, Teoria de Resposta ao Item. Ele permite a comparação dos desempenhos dos candidatos, independentemente do ano em que o candidato fez a prova.

Para que isso seja possível, as provas são formuladas pelo Inep com questões que apresentam graus de dificuldades equivalentes. Para cada questão, o sistema calcula a probabilidade de acerto de cada candidato, assim os desempenhos dos candidatos são gerados pelos acertos dos itens, considerando essas probabilidades calculadas.

A TRI é um modelo estatístico usado na avaliação de habilidades e conhecimentos que avalia a probabilidade do candidato acertar uma questão. Ou seja, se ele acertar poucas respostas tidas como fáceis ele tem, consequentemente, menor chance de assinalar a resposta correta nas questões consideradas mais difíceis. A partir do resultado, se avalia quanto cada questão vale para ele.

Com a TRI, dois candidatos que tenham acertado a mesma quantidade de itens na mesma prova poderão ter desempenhos completamente diferentes, pois esses desempenhos dependem de quais itens os candidatos acertaram na prova.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade