PUBLICIDADE

SP: candidatos dizem que Enem foi cansativo e complicado

3 nov 2012 - 16h58
(atualizado às 17h08)
Compartilhar
André Gomes
Direto de São Paulo

Às 15h em ponto, o portão foi aberto e os primeiros candidatos que terminaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saíram com pensamentos parecidos na unidade da Universidade Paulista (Unip) da Aclimação, na zona sul de São Paulo. A avaliação foi cansativa e complicada para eles.

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

Giovani Oliveira, 17 anos, foi o primeiro a sair da unidade. "Achei um pouco cansativo. Acho que fui pior em Química e melhor em História". No entanto, o jovem está preparado para mais um dia. "Estudo todo dia e amanhã tem exatas, que vou melhor".

A professora de Química Gabriela Garcia, 34 anos, também prestou o Enem. "Quero tentar o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ano que vem. Achei a prova mais difícil do que esperava e chutei umas quatro ou cinco questões". Na parte de Química, na qual ela é formada, disse que não sabia uma questão.

Prestando o exame pela primeira vez, Emerson Oliveira de Sousa, 16 anos, foi outro que reclamou do cansaço. "Tinha muito texto grande e me confundia. A prova também tinha muita pegadinha. Oliveira afirmou que pretende entrar em uma faculdade de engenharia federal.

João de Jesus, 25 anos, também estava fazendo o Enem pela primeira vez. Como os outros, achou a prova difícil. "Estava um pouco complicado. Conclui o colégio faz tempo, então não estava muito preparado".

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Estudantes choram por terem perdido a hora de entrada do Enem em frente a FMU, na Avenida Santo Amaro em São Paulo (SP)
Estudantes choram por terem perdido a hora de entrada do Enem em frente a FMU, na Avenida Santo Amaro em São Paulo (SP)
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolve questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade