PUBLICIDADE

Site do Enem exibe mensagem com fim das inscrições antes do prazo

27 mai 2013 - 12h02
(atualizado às 12h02)
Compartilhar
Exibir comentários
A página foi criada pelo MEC para esclarecer dúvidas de candidatos sobre o Enem 2013
A página foi criada pelo MEC para esclarecer dúvidas de candidatos sobre o Enem 2013
Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) confirmou na manhã desta segunda-feira que durante a madrugada uma mensagem disponível na página do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) informava erroneamente que o prazo de inscrições havia sido encerrado. No alto do site era possível ver a frase "inscrições encerradas". O prazo para se inscrever no exame termina às 23h59 desta segunda-feira.

Enem ou vestibular: veja como é a seleção nas universidades federais

O MEC informou que problema representou uma "falha pontual" e não comprometeu a inscrição dos estudantes. Segundo a pasta, a mensagem permaneceu no ar por aproximadamente 15 minutos, mas nesse período nenhum candidato foi impedido de se inscrever no exame. Da meia-noite até 1h de hoje, foram registrados 8.237 inscritos.

Para fazer a inscrição no Enem, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. No caso de isenção, a confirmação da inscrição ocorrerá após comprovados os dados fornecidos.

Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. Com essas informações o candidato poderá acompanhar o processo de inscrição e, além disso, consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso esqueça ou perca a senha, o candidato poderá recuperá-la pelo site do Enem. Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição.

Enem 2013 Datas
Início das inscrições 13 de maio
Fim das inscrições 27 de maio
Pagamento da taxa de R$ 35 até 29 de maio
Primeiro dia de provas 26 de outubro, das 13h às 17h30
Segundo dia de provas 27 de outubro, das 13h às 18h30
Gabaritos Até o dia 30 de outubro
 

Após a confirmação da inscrição - com o pagamento ou comprovação das informações que permitem a isenção -, o participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.

Provas

O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal. O Enem tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade