PUBLICIDADE

Sisutec: nota no Enem passará a servir para cursos técnicos

As inscrições para o Sisutec serão feitas em agosto; programa vai reservar vagas em cursos técnicos

22 jul 2013 - 13h25
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira que a partir de agosto as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) valerão como processo seletivo para cursos técnicos e de qualificação profissional.

O anúncio foi feito durante o programa Café com a Presidenta, da Rádio Nacional, em que Dilma também anunciou o desempenho do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

"O Pronatec alcançou a marca de 4 milhões de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional", disse a presidente, acrescentando: "são 4 milhões de jovens e trabalhadores que, graças ao Pronatec, têm agora acesso à formação profissional de qualidade".

De acordo com a chefe de Estado, a partir do dia 5 de agosto será aberto o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), voltado para quem tiver concluído o ensino médio. A seleção então acontecerá a partir da nota do candidato no Enem.

"Primeiro, os institutos federais, (...) as escolas técnicas das redes estaduais e as universidades vão informar as vagas no cadastro do Sisutec. O estudante consulta esse cadastro, faz a inscrição, indicando a escola e o curso de sua preferência", detalhou Dilma.

O Pronatec tem parceria com o programa Brasil Sem Miséria e, segundo a presidente, foi reservado "1 milhão de vagas (...) para os alunos do Brasil sem Miséria e mais da metade dessas vagas já foram ocupadas".

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

Infográfico: Ranking Enem

Veja quais são e onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade