PUBLICIDADE

Simulado Enem 2009 - página 2

Compartilhar

Simulado ENEM

Ciências da natureza e suas tecnologias

4Analise as representações cartográficas a seguir:

Estas representações são anamorfoses geográficas. Uma anamorfose geográfica representa a superfície dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade. As anamorfoses apresentadas representam, respectivamente:

a) número de turistas recebidos e produto nacional bruto.

b) produto nacional bruto e população.

c) população e número de turistas recebidos.

d) população ativa na agricultura e produto nacional bruto.

e) população e população ativa na agricultura.

5Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza:

a) científica no primeiro e mágica no segundo.

b) social no primeiro e política no segundo.

c) religiosa no primeiro e científica no segundo.

d) religiosa no primeiro e econômica no segundo.

e) matemática no primeiro e algébrica no segundo.

6Leia o texto:

O geógrafo Milton Santos propôs uma periodização parao espaço geográfico brasileiro, segundo uma sequênciahistórica de três meios geográficos: o "meio natural", o"meio técnico" e o "meio técnico-científico-informacional".Em relação aos meios geográficos, considere asproposições a seguir:

I. O "meio natural" é caracterizado pela importância danatureza nos processos produtivos, pela reproduçãoda economia através da extensão horizontal daocupação do território, pela fraca divisão social dotrabalho. Foi dominante no Brasil até a segundametade do século XIX.

II. O "meio técnico" expressa a introdução, no país, dasinovações produzidas pela Revolução Industrial, nãosó estendendo o espaço construído como fazendo-ocrescer verticalmente, multiplicando e adensandoáreas de concentração de atividades e de população.É acompanhado por uma maior divisão funcional esocial do trabalho.

III. O "meio técnico-científico-informacional" inicia-senos anos 1970/80. Expande-se o espaço virtual,transmitindo as imagens dos eventos em tempo realpara todos os lugares. A informatização introduziunovas formas de produzir e criou o suporte técniconecessário para a globalização.

Podemos aceitar como correta(s) a(s) proposição(ões):

a) I, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade