PUBLICIDADE

Segurança confessou fraude no Enem, diz advogado de empresário

5 out 2009 - 15h10
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Hermano Freitas
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

O advogado Luiz Vicente Bezinelli - que representa o empresário e publicitário Luciano Rodrigues, um dos suspeitos de envolvimento no vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - afirmou que o segurança do Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), Felipe Pradella teria confessado o crime e apontado outros dois envolvidos. Felipe Pradella, terceiro suspeito do crime, foi ouvido pela Polícia Federal de São Paulo nesta segunda-feira.

"Vou tentar a exclusão do Luciano do inquérito, até porque já apareceu quem assumisse tudo", afirmou o advogado. Bezinelli, que foi à Polícia Federal pedir esclarecimentos sobre o inquérito, afirmou que essa informação foi passada pela delegada responsável pelo caso, cujo nome não foi divulgado.

Também de acordo com o advogado, Felipe Pradella teria sido indiciado nos artigos 312 (Peculato), 325 (Violação do Sigilo Funcional) e 327 (Funcionário Público, para efeitos penais) do Código Penal brasileiro.

Outros dois homens, ainda não identificados, também teriam sido indiciados na tarde desta segunda-feira pelo crime de Peculato. A informação não foi confirmada pelas autoridades.

Primeiros indiciados

Os dois suspeitos de fraude no Enem indiciados pela Polícia Federal no último sábado, dia 3 de outubro, foram o cliente de Luiz Bezinelli, Luciano Rodrigues, e o DJ Gregory Camillo de Olveira Craid. Segundo informações do jornal Estado de S.Paulo, a Polícia Federal está convencida do envolvimento de ambos no vazamento das provas, que motivou o cancelamento do exame que seria realizado no último final de semana.

O empresário e o DJ foram interrogados pela Polícia Federal na tarde de sábado, na sede da Superintendência Regional, em São Paulo. Eles teriam sido liberados após os depoimentos, pois a Polícia não veria necessidade de pedir a sua prisão.

O objetivo da Polícia Federal é concluir as investigações até o início da próxima semana.

Cancelamento

O exame de Ensino Médio, que seria realizado no último sábado e domingo, foi cancelado após suspeitas de vazamento de questões. As suspeitas de fraude no exame ocorreram após um homem ter telefonado para o jornal O Estado de S. Paulo informando que tinha em mãos duas das provas que seriam aplicadas no sábado pelo Ministério da Educação.

Nas provas havia questões com o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, uma tirinha da personagem argentina Mafalda e um exercício sobre índices de desmatamento na Amazônia.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade