PUBLICIDADE

SC: após problemas, candidatos temem rigor do MEC com redação

Depois de redações com receita de macarrão instanâneo e hino de tipo de futebol, MEC prometeu uma correção mais rigorosa para esta edição

27 out 2013 - 13h56
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Candidatos estavam apreensivos com a prova de reda&ccedil;&atilde;o do Enem</p>
Candidatos estavam apreensivos com a prova de redação do Enem
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Candidatos que prestam o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Florianópolis (SC) acreditam que a correção da redação será mais "rigorosa" em 2013. Neste domingo, a situação foi mais tranquila no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em relação à ontem, quando muitos estudantes não conseguiram chegar à prova devido a complicações no trânsito.

Buscando uma vaga no curso de medicina, a estudante Bruna Heloísa Volpatto, 21 anos, destacou que a prova de química, no sábado, teria sido muito difícil. Ela aposta que a redação será ainda mais complicada após os problemas verificados no último Enem. "Como não leram as redações ano passado, acho que desta vez a correção será bem mais rigorosa", disse. "Português também me deixa apreensiva, já que os enunciados muitas vezes são longos demais".

A jovem Camila Dresch, 17 anos, afirmou que a prova em 2012 estaria mais "fácil". Este ano, ela acredita que o tema dos médicos estrangeiros no Brasil pode ser abordado. "Acho que esse pode ser o assunto da redação, ou então as secas no Nordeste", palpitou ela, que busca ingressar no curso de Fonoaudiologia da UFSC.

Logo após o fechamento dos portões às 13h (horário de Brasília), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o tema da redação em sua página no Twitter. "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil" foi a proposta apresentada para o texto, que é uma das etapas mais temidas pelos candidatos que fazem o exame em todo o País.

A redação tem peso elevado no Enem e já foi motivo de muitas polêmicas. Em edições anteriores, o tema vazou em pelo menos dois anos. Em 2010, uma professora que teve acesso à prova para deficientes visuais informou o tema para o filho horas antes de começar o exame. Em outro caso, um estudante recebeu 560 pontos (em uma escala de 0 a 1 mil)  depois de ter inserido um parágrafo inteiro com a receita para fazer macarrão instantâneo. Outro candidato tirou 500 pontos após escrever trechos do hino do Palmeiras.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, corrige as questões do exame.

Domingo, novamente a partir das 13h (de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. Nesse dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste. No sábado, primeiro dia de provas, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta para resolver as questões. 

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli. Veja também os comentários em vídeo dos professores do Colégio Ari de Sá sobre o primeiro dia de provas.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-139-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Enem 15 anos: confira as pol&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;ecirc;micas&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade