PUBLICIDADE

SC: alunos apontam calor de 30º como mais um obstáculo no Enem

SC: em dia tranquilo, alunos apontam calor de 30º como mais um obstáculo no Enem

23 out 2011 - 15h20
(atualizado às 15h30)
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Alunos que estão prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Florianópolis (SC) enfrentam um outro obstáculo neste segundo dia de provas: o calor registrado na capital catarinense. O sol forte desde o início da manhã é apontado com um "adversário" por alguns estudantes. Por volta das 13 horas, os termômetros de rua marcavam 31º C.

O calor foi mais um obstáculos que estudantes precisaram enfrentar no 2º dia em Florianópolis (SC)
O calor foi mais um obstáculos que estudantes precisaram enfrentar no 2º dia em Florianópolis (SC)
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

"Minhas amigas me chamaram para ir à praia e eu estou aqui, fazendo a prova do Enem", disse a estudante Camila Yanez, 18 anos. "O calor é um obstáculo. As salas já são quentes e quero ver como me saio com mais esse adversário. Pelo menos não vou fazer prova de Física com esse calorão. É a matéria que acho mais complicada".

Ao contrário do sábado, quando alunos chegaram atrasados depois de se perderem no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), neste domingo não foram registrados maiores incidentes. Até mesmo o trânsito esteve tranquilo nos arredores dos locais de prova. Ontem, alunos chegaram a deixar um ônibus para tentarem correr antes dos portões serem fechados.

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. De acordo com o MEC, o primeiro dia registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade