PUBLICIDADE

RS: grávida de 9 meses encara cansaço e calor por Enem

4 nov 2012 - 17h05
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Se para a maioria dos candidatos a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - com 180 questões para responder em dois dias, além de uma redação - é extremamente exaustiva, para a estudante Elizandra Silveira, 17 anos, o desafio foi ainda maior. Grávida de 9 meses, ela disse que precisou encarar o cansaço e o calor para conseguir concluir o segundo dia de provas em uma escola de Porto Alegre (RS).

Elizandra Silveira (E) e a irmã gêmea Elissandra fizeram a prova em Porto Alegre
Elizandra Silveira (E) e a irmã gêmea Elissandra fizeram a prova em Porto Alegre
Foto: Angela Chagas / Terra

Enem: confira a correção das provas de sábado

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

"O pior foi ficar sentada durante tanto tempo e ainda mais com o calor. Na sala tinha ventilador, mas agora no final ainda acabou a luz", disse a estudante. A organização do Enem no Instituto de Educação, na região central da capital, não confirmou a falta de energia, mas segundo relatos de outros candidatos, o prédio ficou sem iluminação por cerca de 30 minutos.

Elizandra está no terceiro ano do ensino médio e quer cursar fisioterapia. Grávida de uma menina, ela disse que o bebê pode nascer a qualquer momento. "Eu vou fazer parto normal, então pode nascer logo, mas estou bem tranquila. A médica disse que eu podia fazer a prova e eu vim. Quero muito fazer faculdade", afirmou a estudante, que fez a prova ao lado da irmã gêmea, Elissandra.

Sobre a prova, Elizandra disse que seu desempenho foi melhor no primeiro dia. "Hoje eu já estava mais cansada e achei os textos muito longos. A redação também foi difícil, não sabia muito daquele assunto", disse ao falar sobre o tema deste ano: a imigração para o Brasil no século 21.

Elizandra não foi a única grávida a enfrentar dificuldades com a prova no Instituto de Educação. Embora tenha afirmado que a equipe de fiscais deu todo o apoio, Elisângela Rufino Gonçalves, 23 anos, também considerou o exame cansativo. "O segundo dia é mais puxado por causa das perguntas grandes e da redação. Ontem eu fiquei mais tempo, tive mais disposição para pensar, mas hoje o cansaço bateu", disse ela, que está grávida de seis meses e pretende cursar administração.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

As provas deste ano começaram a ser aplicadas ontem em todo o País. No primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas ao final do dia.

O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Confira o que está sendo dito sobre o Enem no Twitter:


Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade