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Região campeã, Sudeste tem 66 das 100 melhores no Enem

19 jul 2010 - 00h30
(atualizado às 00h51)
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A região sudeste é ímpar no que diz respeito à qualidade de ensino no País. Pelo menos é o que mostram os resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 divulgado nessa segunda-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo o Inep, a região sudeste têm 66 escolas entre as 100 que apresentaram melhor desempenho.

O Rio de Janeiro lidera a lista entre os Estados do País, com 28 entre os 100 melhores. São Paulo, além de ter a escola com o melhor desempenho no Enem, está em segundo lugar, com 25 entre as 100. A escola melhor colocada foi o Colégio Vértice Unidade II, na cidade de São Paulo. Em 2008, a melhor escola foi uma carioca, o Colégio de São Bento, que este ano ficou com o terceiro lugar.

O Colégio São Bento foi quatro vezes a primeira colocada na listagem geral por nota, nos anos 2008, 2007, 2005, 2004. Em 2006 ficou em 2º lugar.

Com o 3º lugar no País, Minas Gerais tem 12 entre as melhores escolas. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni), é a melhor do Estado. Esta escola, localizada na cidade de Viçosa, é também a melhor pública do País, segundo as notas do Enem.

O Espírito Santo tem apenas uma escola entre as 100 melhores. Quem representa esse Estado é o Centro Educacional São Camilo, em Cachoeira do Itapemim, que ocupa a 47º posição pó nota.

Região Nordeste
A região nordeste têm 16 entre as melhores do País no Enem. O destaque desta região é o Piauí que, com cinco escolas entre as 100 melhores, tem a 2ª colocada na lista nacional, o Instituto Dom Barreto, em Teresina. O Estado da Bahia tem sete escolas entre as 100. A melhor baiana é o Colégio Helyos, em Feira de Santana, com o 8º lugar.

Pernambuco e Maranhão empatam com duas escolas cada uma. A melhor de Pernambuco é um federal, é o Colégio de Aplicação da UFPE, em Recife, com o 41º lugar. No Maranhão, a melhor é o Centro Educacional Montessoriano, em São Luís, com o 82º desempenho.

A escola do Estado do Sergipe que teve o melhor desempenho no Enem ocupa a 112ª posição. É o Colégio do Salvador, em Aracajú. Rio Grande do Norte ocupa a 134ª posição com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, de Mosoró. João Pessoa, na Paraíba, aparece em 125º lugar, com o Centro Pessoense de Educação. O Ceará tem o Centro Federal e Tecnológico, o CEFET, em Fortaleza, que aparece na 155ª posição. E Alagoas é o Estado com pior desempenho na Região, com a primeira escola figurando na posição 415; é o Colégio Santa Úrsula, em Maceió.

Região Centro-Oeste
O centro-oeste tem 12 entre as 100 melhores. E esse número é dividido entre três estados. Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal tem 4 escolas cada um entre as 100. A melhor colocada no Estado do Mato Grosso do Sul ocupa o 5º lugar, é o Colégio Alexander Fleming, em Campo Grande. A melhor de Brasília é o Colégio Olimpo, com o 6º lugar. E em Goiás, o melhor do Enem é o Colégio WR, em Goiânia, com a 17ª colocação.

Mato Grosso é o único Estado da região que não tem escola entre as 100. A primeira colocada, uma escola de Cuiabá, está em 367 na classificação geral.

Região Sul
A região sul não ficou bem colocada, com apenas cinco escolas entre as melhores do País. A maior pontuação no Enem 2009 da região praticamente empatou entre duas escolas públicas no Paraná. As duas são as representantes do Estado na lista e ficaram com o 21º e 22º lugares. São elas: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Feira de Santana, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba.

A melhor do Rio Grande do Sul é a Unidade de Ensino Colégio Sinodal, uma escola da região metropolitana, na cidade de São Leopoldo, que ficou com a 32° melhor nota do País. Santa Catarina não aparece entre os Estados que representam o melhor do Enem, a primeira escola está em 137º lugar. É a Associação Educacional Bom Jesus, em Joinville.

Região Norte
A região com pior desempenho no Exame é a norte, com apenas 1 escola entre as 100 melhores do Brasil. O Centro Educacional lato Sensu II, em Manaus, no Amazonas, ocupa o 89º lugar nacional em termos de desempenho.

O melhor resultado do Estado do Pará foi obtido pelo Centro de Estudo John Knox, em Belém, que ficou com a 286ª melhor nota. Porto Velho, em Rondônia tem a melhor escola do Estado. O Centro de Ensino Classe A ficou com o 309º desempenho. E o Estado do Amapá tem a sua melhor nota conquistada pelo Colégio Santa Bartolomea, em Macapá, que atingiu a média de número 890.

Acre e Roraima são os Estados com pior desempenho no Enem no País. Suas escolas não aparecem sequer entre as primeiras 1000. O Acre aparece na 1.322ª posição. A escola Centro Educacional Lato Sensu, em Rio Branco, é a melhor colocada do Estado. E Roraima é o Estado com pior colocação. Ocupa a 2.057ª posição da listagem geral com o Centro Educação Integrada Colméia, em Boa Vista.

Sobre o Enem 2009
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar odesempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. O Exame destina-se aos alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.

Segundo o Inep, a participação no Enem é voluntária e em 2009 foi de 2.426.432 candidatos, dos quais 37% declararam estar concluindo o Ensino Médio em 2009 e 56% informaram ter concluído o Ensino Médio em anos anteriores.

Em 2009 ocorreu a reformulação do Enem e de sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades federais. O novo Exame, aplicado em 2009, foi composto por Redação e Provas Objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemáticas e suas tecnologias.

Fonte: Redação Terra
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