PUBLICIDADE

PR: alunos consideram matemática a parte mais difícil do Enem

23 out 2011 - 16h15
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

Mesmo com uma hora a mais para concluir as provas, por conta da redação, vários candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que fazem a prova em Curitiba (PR) utilizaram apenas as primeiras duas horas, tempo mínimo permitido pela organização para concluir o concurso. Como esperavam, a prova de matemática foi considerada a mais difícil dos dois dias de Enem.

Segundo dia de provas do Enem foi tranquilo em Curitiba
Segundo dia de provas do Enem foi tranquilo em Curitiba
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

"Matemática estava bem difícil, bem mais complicado que ontem. Como estou fazendo esse ano só para treinar para o ano que vem, já sei bem o que vou ter que estudar mais", disse Deisy Carolina Correa, 16 anos. Já a redação, outro temor dos candidatos, foi considerada tranquila. "Era um tema fácil, internet, redes sociais, algo que faz parte da vida de todo jovem. Só tem que tomar cuidado para não fazer um texto simples demais", comentou Deisy.

Já Daniela Villas Boas, 25 anos, que está prestando Enem para conseguir bolsa de estudos em universidade particular, através do Prouni, achou as provas deste domingo mais fáceis que as de ontem. "Matemática não estava tão difícil quanto eu esperava. A redação foi tranquila. Acho que ontem, com química e física foi mais difícil", disse a estudante, que classificou como razoável seu desempenho.

Jaqueline Cruz, que quer utilizar sua nota no Enem no vestibular para Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também culpou a prova de matemática por um possível desempenho abaixo do esperado. "Estava complicado mesmo. Mais difícil que física e química. Espero ter ido bem, mas matemática foi bem puxado", comentou.

A estudante disse discordar da forma como a UFPR aceita o Enem (como 10% da nota de seu vestibular) e defendeu o exame nacional como prova única para seleção das universidades públicas nacionais. "A da UFPR parece que beneficia o estudante da rede particular, com uma prova bem mais pesada. Estudei minha vida inteira na rede pública e só fiz o terceirão em escola particular. Percebi fácil a diferença. Essa prova do Enem cobra mais raciocínio do que decoreba de cursinho, é bem mais democrática", avaliou.

Atrasos e pessoas que não puderam fazer a prova por terem esquecido seus documentos foram as únicas ocorrências registradas até o momento em Curitiba.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. De acordo com o MEC, o primeiro dia registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade