PUBLICIDADE

Por dentro das questões do Enem: veja testes comentados e estude

18 out 2013 - 09h14
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Na hora de orientar os candidatos, os professores são unânimes: resolver questões das provas passadas ajuda o estudante a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, neste ano, ocorre nos dias 26 e 27 de novembro.

Para você conhecer as questões e entender que tipo de raciocínio o exame cobra dos candidatos, o Terra apresenta este raio-X com comentários sobre as soluções de perguntas de todas as áreas das provas de 2009 a 2012, além de questões modelo divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em cada questão, estão apontadas as disciplinas envolvidas, evidenciando o caráter interdisciplinar da prova. Veja, a seguir, o que os candidatos podem esperar do Enem.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/questoes-enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/questoes-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Dia 26 de outubro - tempo de prova: 4h30
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
A prova propõe 45 questões objetivas relacionadas às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Temas como diversidade cultural, conflitos, vida em sociedade, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado estão na base das perguntas. A dica de estudar temas da atualidade vale para todo o Enem, mas é nessa prova que as questões ligadas ao dia a dia mais aparecem, diluídas nas 45 questões que englobam as disciplinas Química, Física e Biologia.
Dia 27 de outubro - tempo de prova: 5h30
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Com 45 questões objetivas, a prova traz conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação. A prova costuma ser mais fácil do que a de vestibulares. Questões que envolvem regra de três, porcentagem, análise de gráficos, cálculo de área e de volume e probabilidade são as que mais aparecem no exame e são facilmente relacionadas a situações do cotidiano.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade