PUBLICIDADE

PE: boa colocação no Enem garante vaga em curso de motorista

21 out 2011 - 16h40
(atualizado às 16h46)
Compartilhar

Em Pernambuco, os alunos da rede pública estadual que conseguirem uma boa performance no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão premiados com uma vaga no Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores (CNH Popular). Ou seja, os estudantes terão mais um motivo para investir nos estudos: a possibilidade de ter a carteira de motorista gratuita.

Fique por dentro das questões do Enem

Teste-se: faça o Simulado do Enem

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Acompanhe no Terra a correção online das provas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

O Decreto nº 37.270, assinado pelo governador Eduardo Campos nesta semana, garante automaticamente aos três primeiros colocados de cada uma das 727 escolas da rede estadual uma vaga para obter a habilitação de motorista. O decreto começa a valer a partir do dia 1º de novembro.

Com o decreto, o programa passa a destinar 15% de suas vagas para os primeiros três alunos que foram melhor colocados no Enem de cada escola da rede estadual.

O secretário de Educação, Anderson Gomes, destaca que é essa é uma ação que busca qualificar os jovens. "A partir do momento que eles se sentem valorizados, cresce a motivação e a vontade de ter uma vida ainda melhor. E, para isso, eles terão sempre que estar próximos da educação", afirmou.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade