PUBLICIDADE

Candidata vira a noite em baile funk e faz Enem: 'chutei pra caramba'

3 nov 2012 - 15h46
Compartilhar
Cirilo Junior
Direto do Rio de Janeiro

Uma prova tranquila. Essa era a definição mais usada pelos primeiros candidatos a deixar o campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na zona norte do Rio, onde foi aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado. A maior parte dos candidatos ouvidos pelo Terra disseram ter considerado a prova aplicada neste sábado de fácil resolução, e se mostraram confiantes em um bom resultado.

Amanda Igreja foi a primeira candidata a deixar a prova na Uerj, no Rio de Janeiro
Amanda Igreja foi a primeira candidata a deixar a prova na Uerj, no Rio de Janeiro
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades do País

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

Foi o caso de Amanda Igreja, 17, a primeira a deixar o local. Sem dar muitas explicações, ela afirmou que não se lembrava das questões, mas ponderou quer não encontrou muitas dificuldades em resolvê-las. Logo atrás dela veio Andreza Silva, 18 anos, com uma expressão bem diferente. A aspirante à faculdade de contabilidade confessou que foi ao baile funk do Salgueiro, na noite anterior, e tinha dormido pouco.

"Foi difícil. Ai, gente, eu chutei pra caramba", admitiu, para em seguida, explicar que não teve uma boa noite de sono. "Estou cheio de sono, estou pernoitada. Saí ontem. Fui ao baile funk na quadra do Salgueiro", acrescentou.

O desempenho ruim desmotivou ainda mais a auxiliar de informática em relação ao Enem, e Andreza declarou estar pensando em não retornar para a prova de amanhã. Além disso, a candidata tem mais planos para a noite de sábado. "Acho que vou sair hoje de novo", confessou.

Para o candidato Bruno Soares, 25 anos, a estratégia é completamente diferente. Aspirante a uma vaga na faculdade de administração da Uerj, ele comentou ter resolvido as 90 questões da prova deste sábado em uma hora e 45 minutos. Ele observou que recebeu o teste preocupado, mas que foi relaxando ao longo do tempo. "Eu leio muito rápido, geralmente resolvo logo. Isso não quer dizer que fui mal. Estou confiante. Não chutei quase nada", contou.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Confira o que está sendo dito sobre o Enem no Twitter:


Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade