PUBLICIDADE

Sisu registra mais de 1,6 milhão de inscrições em 36 horas

8 jan 2012 - 13h55
Compartilhar

Exatas 36 horas depois de aberto para o público, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) registrava ao meio-dia deste domingo, mais de 8,1 milhões de inscrições de 862.752 candidatos.

O Estado do Rio de Janeiro continuava com o maior número de inscrições, 239.061. Minas Gerais é o segundo com 184.087; São Paulo aparece em terceiro com 152.827; Ceará em quarto com 134.804 e o Rio Grande do Sul em quinto com 109.385.

O sistema tem registrado uma média de 6 mil inscrições por minuto, no final de semana. Mas, a expectativa do MEC é que o ritmo aumente na segunda-feira, primeiro dia útil depois que o Sisu foi aberto ao público.

Cada estudante pode fazer sua inscrição em até dois cursos. Quem for aprovado na primeira opção é automaticamente retirado do sistema. O Sisu oferece a chance para estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 de candidatar-se a 108.552 mil vagas de 95 instituições públicas de ensino superior, em todo o País.

Para inscrever-se é preciso acessar o sistema do Sisu no portal do programa. O candidato deverá informar o número da inscrição e a senha usados no Enem de 2011. Caso não se recorde de sua senha, poderá recuperá-la na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

No endereço eletrônico, o candidato pode informar-se sobre o funcionamento do sistema, os passos para fazer a inscrição, calendário do processo ¿ chamadas, matrículas e lista de espera ¿ e acessar o guia para tirar dúvidas.

Resultados

A primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Foto: Aloisio Mauricio / Terra
Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade