ENEM

 
 

Notícias » Educação » Educação

 'Antenados' com redes sociais, jovens elogiam tema da redação
23 de outubro de 2011 15h46 atualizado às 19h13

O estudante de Brasília (DF)Daniel Pereira, 18 anos, elogiou o tema da redação. Foto: Luciana Cobucci/Terra

O estudante de Brasília (DF)Daniel Pereira, 18 anos, elogiou o tema da redação
Foto: Luciana Cobucci/Terra

Luciana Cobucci
Fabrício Scandiuzzi
Celso Calheiros
José Guilherme Camargo
Simone Specian
Direto de Brasília, Florianópolis, Recife, Belo Horizonte e São Paulo

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agradou aos estudantes de diversos Estados, que tiveram que escrever sobre o uso da internet e das redes sociais. Para Caio Lima, que pretende usar a nota do ENEM para tentar uma vaga no curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a maioria dos jovens está "antenada" com as questões que envolvem a internet.

Confira a correção online do 1º dia de prova do Enem
Veja como será a seleção nas principais universidades públicas
Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame
Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

"Não foi um tema que assustou. Todo mundo tem página em redes sociais e interage. A redação foi tranquila e não teve nada de bicho de sete cabeças", disse o estudante, que prestou a prova deste domingo em Florianópolis (SC) e enfrentou um calor de 32 graus antes do exame.

A estudante Camilla Duarte, 18 anos, uma das primeiras a terminar a prova numa escola da Asa Norte, em Brasília (DF), concordou que a redação teve um tema atual e próximo da realidade dos candidatos. "Eram duas opções de redação, mas com um tema em comum: o uso das redes sociais. Acho que fui melhor na prova de ontem do que na de hoje", disse Camilla, aspirante a uma vaga no curso de Odontologia. "Espero ter ido bem", afirmou.

Jéssica Monich, 19 anos, que fez a prova em São Paulo, reiterou o elogio à escolha do tema, mas não poupou críticas ao modelo de prova nos dois dias de exames. Em sua terceira vez no Enem, com foco no curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ela espera uma mudança para 2012, caso não consiga passar no vestibular este ano. "Em comparação ao ano passado até que melhorou um pouco, mas o Enem ainda é muito básico, não avalia muito bem. Tem que ter mais conteúdo e menos leituras exaustivas", acredita.

Em Belo Horizonte (MG), a estudante Iara Nassif, 19 anos, foi uma das primeiras a terminar a prova do Enem no campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Segundo ela, o tema da redação beneficiou os candidatos mais jovens. "A gente é mais jovem e entende mais, foi tranquilo para mim. Deu para desenvolver bastante. É um assunto muito comum entre os jovens. Todo mundo usa a internet, acho que dá pra tirar uma nota boa", disse.

Daniel Pereira, 18 anos, candidato ao curso de engenharia mecatrônica, também elogiou o tema da redação. "Sempre me dei bem com internet, achei um tema atual", disse o estudante que também fez o exame em Brasília. Apesar de ter gostado do assunto, o estudante considerou a prova cansativa. "Eram 28 páginas", reclamou.

O estudante, que ontem chegou atrasado e perdeu a primeira prova, não desanimou e compareceu ao segundo dia. Daniel afirmou que não foi informado sobre o procedimento para quem perdeu uma das provas. "Vou ligar e perguntar como devo fazer agora", disse. Ele culpou a demora de ônibus pelo atraso de ontem e, por isso, saiu meia hora mais cedo de casa hoje.

Neste domingo, a prova terá duração de 5h30, uma hora a mais do que sábado. No Distrito Federal, eram esperados cerca de 75 mil candidatos, mas a capital do País foi o local com recorde de abstenções no sábado, com 31.24%. A média de abstenção neste ano em todo o Brasil foi de 25,29%. No ano passado, o índice registrado no primeiro dia de exame foi de 27%.

Candidatos de Pernambuco elogiam provas
A estudante Carina Santos, 18 anos, foi a primeira a deixar os prédios da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife, local onde 3 mil candidatos estavam inscritos - a maior concentração de estudantes do Estado. Ela gostou tanto da redação, quanto da prova de matemática. "Havia muitas questões de função e potência. Eu gostei da prova", disse.

Clécio Barros, 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio fez o Enem como forma de se preparar para a próxima edição, quando sua nota no exame será válida. Ele gostou de redação, mas criticou o tamanho da prova de matemática. "Responder a tudo foi muito cansativo", disse.

Pela terceira vez a participar do Enem, Camila Montenegro elogiou a evolução na forma como a prova é elaborada. "Foi tudo muito bom, gostei do espaço disponível para se fazer os cálculos", contou. Ela disse que a prova de Linguagens teve muitas questões interpretativas e textos de apresentação das questões. A prova de Matemática, disse Camila, abordou conteúdos de funções, geometria e porcentagem.

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

Terra
  1. Estudante chega para o último dia de provas do Enem em São Paulo

    vc repórter
    Foto: Renato S. Cerqueira/vc repórter

  2. Estudante conversa antes do segundo dia de provas do Enem em São Paulo

    vc repórter
    Foto: Renato S. Cerqueira/vc repórter

  3. Estudantes deixam prédio da Unip, na zona sul de São Paulo, após o segundo dia de provas do Enem

    vc repórter
    Foto: Renato S. Cerqueira/vc repórter

  4. Estudantes após o último dia de provas do Enem em São Paulo

    vc repórter
    Foto: Renato S. Cerqueira/vc repórter

  5. Candidatos deixam prédio da Unip em São Paulo após o último dia de provas do Enem

    vc repórter
    Foto: Renato S. Cerqueira/vc repórter

  6. Candidatas do Enem de Campo Grande (MS) não ficaram surpresas com o tema da redação

    Foto: Lucia Morel/Especial para Terra

  7. Kalyna Vieira Tavares nasceu com uma doença rara e precisou de atendimento especial para fazer a prova do Enem no Rio de Janeiro

    Foto: Gabriel Macieira/Especial para Terra

  8. No último dia de Enem, estudantes foram registradas após o fim da prova em São Paulo

    Foto: Aloisio Mauricio/Terra

  9. Em São Paulo, estudantes mostraram-se tranquilos com o tema da redação do Enem

    Foto: Aloisio Mauricio/Terra

  10. O Enem teve seu último dia de provas neste domingo

    Foto: Aloisio Mauricio/Terra

  11. Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo

    Foto: Aloisio Mauricio/Terra

  12. Estudantes são fotografados na saída do último dia de Enem em São Paulo (SP)

    Foto: Aloisio Mauricio/Terra

  13. Carina Santos foi a primeira a deixar os prédios da Universidade Católica de Pernambuco, local onde 3 mil candidatos estavam inscritos - a maior concentração de estudantes de Pernambuco

    Foto: Celso Calheiros/Especial para Terra

  14. A candidata Camila Montenegro, do Recife, percebeu evolução na forma como a prova é elaborada

    Foto: Celso Calheiros/Especial para Terra

  15. No Recife, André Felipe Oliveira da Silva classificou a prova como difícil, em especial as questões de matemática

    Foto: Celso Calheiros/Especial para Terra

  16. Estudantes compareceram a mais um dia de prova do Enem em São Paulo (SP)

    vc repórter
    Foto: Renato Cerqueira/vc repórter

  17. A movimentação foi grande na Unip, um dos lugares de prova do Enem na zona sul de São Paulo

    vc repórter
    Foto: Renato Cerqueira/vc repórter

  18. Em São Paulo, belas estudantes apareceram para fazer a segunda prova do Enem

    vc repórter
    Foto: Renato Cerqueira/vc repórter

  19. Candidatas de São Paulo chegam na Unip para o segundo dia de provas do Enem

    vc repórter
    Foto: Renato Cerqueira/vc repórter

  20. Candidata do Enem de São Paulo chega para o segundo dia de prova

    vc repórter
    Foto: Renato Cerqueira/vc repórter

  21. Para Caio Lima, que pretende usar a nota do Enem para tentar uma vaga no curso de Oceanografia da UFSC, a maioria dos jovens estaria antenada na questão de internet

    Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra

  22. No segundo dia de provas do Enem, em Florianópolis (SC), candidatas enfrentaram o calor

    Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra

  23. Em Salvador, os estudantes e torcedores Janmille e Leonardo foram preparados para sair da prova direto para o jogo Bahia X Vasco

    Foto: Maria Clara Dultra/Especial para Terra

  24. A candidata Jaqueline Cruz, de Curitiba, achou que a prova de matemática estava difícil

    Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

  25. O segundo dia de provas do Enem não teve grandes imprevistos em Curitiba (PR)

    Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

  26. Em Curitiba (PR), Deisy Carolina Correa disse que a redação foi considerada tranquila

    Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

  27. Atrasos e pessoas que não puderam fazer a prova por terem esquecido seus documentos foram as únicas ocorrências registradas até o momento em Curitiba (PR)

    Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

  28. O estudante de Brasília (DF)Daniel Pereira, 18 anos, elogiou o tema da redação

    Foto: Luciana Cobucci/Terra

  29. No Recife, Camila Maria de Souza Coimbra, 17 anos, considerou seu primeiro dia muito bom e queria repetir o desempenho no domingo

    Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra

  30. As amigas Bruna Gouveira, 19 anos, e Dayane Carla de Araújo Melo, 18 anos, demonstravam confiança em Pernambuco

    Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra

  31. A Unicap concentra o maior número de candidatos do Enem entre os 270 mil inscritos em Pernambuco

    Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra

  32. Anne Karla, 21 anos, prestou o exame no Recife (PE) e espera cursar Administração de Empresas

    Foto: Celso Calheiros /Especial para Terra

  33. Em Florianópolis (SC), até mesmo o trânsito esteve tranquilo nos arredores dos locais de prova do Enem neste domingo

    Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra

  34. O segundo dia de provas do Enem, apesar do calor, foi tranquilo em Florianópolis (SC)

    Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra

  35. Benoit chegou 40 minutos antes do fechamento dos portões e foi barrado por portar apenas carteira de estudante

    Foto: Celso Calheiros/Especial para Terra

  36. O calor foi mais um obstáculos que estudantes precisaram enfrentar no 2º dia em Florianópolis (SC)

    Foto: Fabricio Escandiuzzi /Especial para Terra

  37. Estudante se preparava para a maratona do segundo dia de provas em Campo Grande (MS)

    Foto: Lúcia Morel/Especial para Terra

  38. Estudantes adventistas de Campo Grande (MS), que só puderam começar a prova de sábado após as 18h, temiam pelo cansaço antes do exame de domingo

    Foto: Lúcia Morel/Especial para Terra

  39. O último candidato a chegar na Unirio, RJ, encontrou os portões já fechados

    Foto: Gabriel Macieira/Especial para Terra

  40. A caminho do local da prova, estudante acena para fotografia na Unip, em São Paulo

    vc repórter
    Foto: Renato S. Cerqueira/vc repórter

  41. Estudante aguarda abertura dos portões da Unip na zona sul de São Paulo

    vc repórter
    Foto: Renato S. Cerqueira/vc repórter

  42. Belas estudantes passaram pela PUC-Minas no segundo dia de provas do Enem em Belo Horizonte (MG)

    Foto: José Guilherme Machado/Especial para Terra

  43. Jovem estava confiante no bom desempenho nas provas de Linguagens e Matemática neste domingo

    Foto: José Guilherme Machado/Especial para Terra

  44. Amigas chegaram cedo para as provas do Enem neste domingo em Belo Horizonte (MG)

    Foto: José Guilherme Machado/Especial para Terra

  45. Estudantes de Belo Horizonte (MG) estavam confiantes no bom desempenho no segundo dia de Enem

    Foto: José Guilherme Machado/Especial para Terra

  46. Coordenadora de local de provas em Brasília verifica se não há ninguém atrasado antes de fechar o portão

    Foto: Luciana Cobucci/Terra

  47. Última aluna a entrar na escola da Asa Norte, em Brasília

    Foto: Luciana Cobucci/Terra

  48. Estudantes enfrentaram a chuva nos dois dias de prova em Belo Horizonte (MG)

    Foto: José Guilherme Machado/Especial para Terra

  49. Alunos correm para entrar faltando 5 minutos para o fechamento dos portões, em Brasília

    Foto: Luciana Cobucci/Terra

  50. Apesar da correria, candidato não conseguiu chegar a tempo no segundo dia do Enem em Belo Horizonte

    Foto: José Guilherme Machado/Especial para Terra

  51. Para evitar atrasos, jovens chegaram mais de duas horas antes da prova na PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG)

    Foto: José Guilherme Machado/Especial para Terra

  52. Por causa da chuva, estudantes de Belo Horizonte (MG) chegaram cedo aos locais de prova no domingo

    Foto: José Guilherme Machado/Especial para Terra

  53. No DF, eram esperados cerca de 75 mil candidatos, mas a capital do País foi o local com recorde de abstenções neste sábado, com 31.24%

    Foto: Luciana Cobucci/Terra

  54. Estudante conseguiu entrar para a prova na PUC de Belo Horizonte poucos segundos antes de o portão ser fechado

    Foto: José Guilherme Camargo/Especial para Terra

  55. Os portões fecharam pontualmente no colégio estadual Dom Pedro II e não houve atrasados

    Foto: Arnoldo Santos/Especial para Terra

  56. O índice de abstencão registrado no sábado, em torno de 28%, deve ser menor no domingo

    Foto: Arnoldo Santos/Especial para Terra

  57. Estudantes chegaram com tranquilidade para prestar as provas em Manaus

    Foto: Arnoldo Santos/Especial para Terra

  58. Tatiana (dir) reclamou do horário da prova que, no Amazonas, começa às 11h

    Foto: Arnoldo Santos/Especial para Terra

  59. Para Daniel Gaspar, o tempo era o que mais preocupava na prova em Curitiba

    Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

  60. Em São Paulo, Ítalo contou que saiu de sua casa "correndo" às 12h20. Ele esperava fazer em menos de 40 minutos o trajeto que normalmente levaria cerca de uma hora

    Foto: Aloisio Mauricio/Terra

  61. O boato sobre tema da redação circulou pelas redes sociais, mas já foi desmentido pelo Ministério da Educação

    Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

  62. Ao menos 33 pessoas perderam a prova na PUC de Curitiba por não chegar antes das 13h

    Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

  63. Após a correria do primeiro dia, nenhum candidato chegou atrasado no domingo em colégio de Fortaleza (CE)

    Foto: Omar Jacob/Especial para Terra

  64. Em Curitiba, grupo de amigos discute suposto vazamento de tema da redação

    Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

  65. Maria Joelma, 37 e Karolina Nicola, 19 atribuíram o atraso ao ônibus

    Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

  66. As amigas Marcely e Carolina aproveitaram os minutos antes de entrar na sala de provas para revisar fórmulas

    Foto: Roger Pereira/Especial para Terra

  67. Um estudante que esqueceu os documentos ficou de fora não pôde fazer a prova

    Foto: Maria Clara Dultra/Especial para Terra

  68. Candidatos de Salvador (BA) temem não conhecer bem o tema da redação

    Foto: Maria Clara Dultra/Especial para Terra

  69. Estudantes que chegaram cedo aproveitam para discutir sobre possíveis temas da redação, em Salvador

    Foto: Maria Clara Dultra/Especial para Terra

  70. Belas estudantes chegavam para a prova na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis

    Foto: Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra

/educacao/enem/foto/0,,00.html