PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Após terminar 1ª prova às 22h, adventistas temem pelo cansaço

23 out 2011 - 15h16
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Lucia Morel
Direto de Campo Grande

Estudantes adventistas que chegaram para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Campo Grande (MS) esperavam que o cansaço não atrapalhasse o desempenho neste domingo. Por causa da religião, os chamados sabatistas "guardam o sábado" e não podem realizar nenhuma atividade até que o dia se encerre. A prova desses estudantes ontem só teve início depois das 18h.

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Por conta disso, os estudantes chegaram às 12h no local de prova, esperaram todos os outros candidatos terminarem e começaram o exame somente depois que anoiteceu. "Eu acho que isso pode nos prejudicar pelo cansaço, pela espera. Não é fácil ficar mais de quatro horas vendo as pessoas fazerem a prova e ainda esperar mais duas horas para começar a sua", disse a estudante Priscila Ramos Prates, 22 anos.

O irmão da estudante, Roger Ramos Prates, 19 anos, e um amigo, Joel Ramos, 18 anos, concordaram com o desgaste. "Eu terminei minha prova era mais de dez horas da noite. Foi bem cansativo", comentou Joel. Para Roger, "o mais difícil foi ver todo mundo indo embora e eu ainda esperando para começar". Mesmo assim, todos estavam com esperança na prova. "Eu ainda não sei que faculdade fazer, talvez Economia e acredito que consigo a nota necessária", completou Roger.

Atrasados

Os atrasados foram bem poucos nesse segundo dia de provas em Campo Grande. Em frente ao colégio Joaquim Murtinho, apenas a estudante Letícia da Silva Ibarras, 18 anos, não conseguiu chegar a tempo para o exame. Ela queria alcançar nota para começar o curso de Odontologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

"Já faço o curso, mas em uma universidade particular e é muito caro". Ela mora a quatro quadras da escola, mas "enrolei, achei que dava tempo e cheguei atrasada", lamentou. A estudante avisou a mãe pelo celular que havia perdido a prova. "Agora é esperar o ano que vem".

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza. De acordo com o MEC, o primeiro dia registrou uma abstenção nacional média de 25,29%. Neste domingo, as provas são de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.

Estudantes adventistas, que só puderam começar a prova de sábado após as 18h, temiam pelo cansaço antes do exame de domingo
Estudantes adventistas, que só puderam começar a prova de sábado após as 18h, temiam pelo cansaço antes do exame de domingo
Foto: Lúcia Morel / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade