PUBLICIDADE

Para professores, 1º dia de provas do Enem não surpreendeu

22 out 2011 - 20h24
(atualizado às 20h43)
Compartilhar

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não surpreendeu. Professores do Sistema COC de Ensino avaliaram que a prova deste ano não teve grande variação entre a do ano anterior. O diretor editorial do COC, Zelci Clasen de Oliveira, informou que os professores de cada disciplina tiveram opiniões diversas sobre a avaliação, mas o que foi priorizado foi a interpretação, não havendo espaço para a 'decoreba'.

Acompanhe no Terra a correção online das provas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Os enunciados longos, reclamação de muitos candidatos, não foi considerado um problema para os docentes COC, que acreditam que os alunos estão se preparando mais para as provas do Enem. A coordenadora pedagógica do Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, acredita que a prova deste ano tenha sido mais fácil que a do ano anterior. "Muitos comandos das questões levavam às respostas", declara.

Na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, questões ambientais e biomas brasileiros tiveram destaque. Assuntos contemporâneos, como mídias sociais e a Primavera Árabe, ocuparam espaço - algo que já era previsto pelo enfoque da prova.

Na parte de Geografia, o conhecimento de conceitos não foi determinante para que os alunos conseguissem responder às perguntas, já que o importante era interpretar as questões. O professor de Geografia do Cursinho Objetivo (SP), Tom Carvalho, destacou a vertente ambiental que predominou na prova e a pobreza de imagens (esquemas, mapas, fotografias). "Das 22 questões apenas cinco tinham imagens, tornando os enunciados bastante extensos", explica.

As questões relacionadas à Sociologia também foram consideradas tranquilas. "Foram baseadas mais em artigos de jornais que em autores da Sociologia", explicou Carvalho.

Já questões de História necessitavam do domínio do conteúdo para que os candidatos conseguissem responder a questão. Tanto professores do Objetivo como os do COC apontaram que, na área de Humanas, foram as questões que mais exigiram conceitos.

Nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a Química foi apontada como a disciplina mais difícil de ser resolvida. "Este ano ela foi mais técnica, exigindo mais conteúdo do que interpretação", avaliou Zelci de Oliveira.

As questões de Física foram consideradas de nível médio. Embora poucas questões exigiram cálculos e fórmulas, a base conceitual foi cobrada. De acordo com o professor da disciplina do Objetivo, Ricardo Helou Doca, a distribuição das perguntas abarcou todo conteúdo programático do Ensino Médio. Além disso, ele ressaltou que a prova pareceu menos interdisciplinar que nos outros anos. "Ficou fácil identificar quais era as questões de Física na prova", disse. Também lembrou que há duas questões com respostas muito próximas, que podem confundir os candidatos.

Questões de Biologia foram consideradas de nível médio também. Segundo o diretor editorial do COC, foi uma prova mista que exigia conhecimento de conteúdo e boa interpretação, e com uma leitura atenta se resolveria.

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, faz a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção pode ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade