PUBLICIDADE

Estudantes protestam contra o Enem em SP, MG e no PR

15 nov 2010 - 16h47
(atualizado às 21h21)
Compartilhar

Cerca de 400 estudantes dedicaram o feriado desta segunda-feira para protestar contra os erros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Boca Maldita, centro de Curitiba (PR). Em São Paulo, outros 200 jovens também protestaram contra as falhas do Enem e reivindicaram melhores condições no ensino nesta tarde na avenida Paulista.

Com os rostos pintados de amarelos, faixas e palavras de ordem, os integrantes do movimento estudantil de Curitiba criticaram a política de educação do País e chegaram a sugerir, em cartazes, a nomeação do deputado federal eleito por São Paulo Tiririca para o Ministério da Educação. "Pior que tá não fica", dizia o cartaz.

"Os erros primários na aplicação das provas do Enem e a forma como o governo vem tratando o caso, tentando minimizá-lo são o retrato do descaso com a educação nesse País", disse a estudante do Ensino Médio Joseane Ribeiro, 17 anos.

O protesto foi organizado pelos estudantes através da internet, nas redes sociais, após diversas manifestações de candidatos que se diziam prejudicados com a troca de gabaritos e as falhas de impressão na prova do Enem, além da fragilidade da segurança. "No anos passado, vazaram as provas e agora o exame é adiado. É hora de darmos um basta", disse o vestibulando Guilherme Castro Ferreira, 19 anos.

Manifestação paulista

Segundo a Polícia Militar, o protesto em São Paulo começou por volta das 15h e não foram registrados incidentes. A CET informa que o ato não prejudicou o trânsito na Paulista, já que os manifestantes protestaram sob o vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

O Enem, aplicado em 6 de novembro, chegou a ser suspenso e o gabarito só foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira. Os estudantes prejudicados devem fazer nova prova, possivelmente no dia 4 de dezembro, informou o MEC nesta semana.

O exame apresentou problema nos 21 mil cadernos de prova amarelos que continham erros de montagem e menos questões que o devido. A folha em que os estudantes marcaram as respostas das questões também apresentou falha -estava com o cabeçalho das duas provas trocado.

Minas Gerais

Em Uberaba, interior de Minas Gerais, os estudantes também foram às ruas para protestar contra as falhas no exame. A manifestação contou com encenação teatral e um caixão, que simbolizava o fiasco do Enem deste ano.

Com informações de Roger Pereira

Redação Terra

Colaborou com esta notícia a internauta Flavia Cipriano, de Uberaba (MG), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

O protesto começou por volta das 15h e não foram registrados incidentes
O protesto começou por volta das 15h e não foram registrados incidentes
Foto: Rahel Patrasso / Futura Press
vc repórter
Compartilhar
Publicidade