PUBLICIDADE

Atrasados para Enem em SC culpam transporte público

5 dez 2009 - 16h00
(atualizado às 16h14)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Muitos dos alunos que chegaram após às 13 horas e não puderam participar da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Florianópolis culparam o sistema de transporte coletivo pelo atraso.

Pelo menos 200 chegaram depois do fechamento dos portões
Pelo menos 200 chegaram depois do fechamento dos portões
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

As principais reclamações foram dirigidas aos ônibus que fazem o trajeto entre o Norte de Florianópolis e a região central. Um grupo de dez estudantes chegou cinco minutos atrasado no portão do Instituto Estadual de Educação e foi proibido de fazer a prova. Muitos chegaram a insistir para entrar. Houve bate boca. A situação só acalmou depois que uma viatura da Polícia Militar passou pelo local.

"Quando tem jogo de futebol, os ônibus têm horários extras. Hoje o funcionamento é reduzido e não conseguimos chegar a tempo. Saí às 11h de casa", lamentava Bárbara Bandeira Rubim, 18 anos. "Agora não tem mais o que fazer".

Por apenas um minuto, o estudante Douglas Augusto não conseguiu entrar para fazer o Enem. Ele chegou correndo ao Instituto de Educação e, após ter a entrada negada, também culpou o sistema de transporte coletivo. A utilização de um portão lateral da escola para os inscritos no exame, ao invés da entrada principal, também irritou o jovem.

"No sábado, os horários são diferentes. Precisei pegar carona num trecho, depois ônibus e cheguei correndo aqui", disse ele, que pretendia usar a nota no vestibular do curso de Artes Cênicas da Uuniversidae Federal de Santa Catarina (UFSC). "Chego aqui, e o portão principal estava fechado, não tinha um cartaz ou um aviso de que a entrada seria no portão lateral. Eu teria conseguido chegar a tempo".

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade