PUBLICIDADE

Mesmo descontentes, alunos paranaenses encaram Enem

5 dez 2009 - 14h49
(atualizado às 14h57)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

Quase 59 mil estudantes estão prestando, neste momento, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Curitiba. São 58.996 inscritos que terão uma verdadeira maratona com duas provas de 90 questões neste final de semana. Foram quase dois meses de espera após o vazamento das provas. E a nova data, assim como o aumento do número de questões, não agradou a muitos estudantes.

Alunos aguardam início das provas do Enem em Curitiba
Alunos aguardam início das provas do Enem em Curitiba
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra

"No final do ano, estamos envolvidos em vários vestibulares. Fiz a primeira fase da Federal semana passada. Se passar, tem a segunda fase já na próxima e o Enem caiu bem no meio. Não estudei especificamente para o Enem, estou preparado para a UFPR (Universidade Federal do Paraná)", reclamou Eduardo Amorim, 17, que pretende utilizar a nota do Enem para conquistar uma vaga no curso de Direito na universidade paranaense.

"Resolvi a prova que vazou, achei tranqüila, mas tive que pensar bastante. Com o número de questões que colocaram agora, não podem exigir que se pense muito", criticou Aline Lúcia Weber, 19, que está prestando vestibular para Medicina em sete diferentes instituições. "Depois dessa confusão do adiamento, nem sei mais quais delas vão aceitar a nota do Enem", disse.

"Espero que não seja tão cansativa", torce preocupada a candidata Carla Boeno Moro, 21, que pretende utilizar a nota do Enem para o vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). "Queria tentar em outras, no interior do estado, mas elas desistiram de usar o Enem por causa do atraso".

A incerteza quanto a validade da nota do Enem nos principais vestibulares do estado pode gerar uma abstenção maior que o normal.

"Eu quase não vim fazer, fui bem na prova da UFPR semana passada e eles nem sabem ainda se utilizarão o Enem. Era melhor ficar em casa descansando ou estudando um pouco mais para a segunda fase. Mas, se não passar na Federal, poderei precisar da nota do Enem para conseguir financiamento e estudar em uma particular", contou Fernando Palhares Coutinho, 18, que quer cursar Odontologia.

A UFPR informou que usará a nota do Enem caso o resultado da prova objetiva do Exame seja divulgada até a primeira semana de janeiro. Ao todo, 34.207 (ou 78,1% dos) candidatos da UFPR, declaram na inscrição que pretendem utilizar a nota do Enem.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade