PUBLICIDADE

Mercadante minimiza número de redações inválidas do Enem

25 out 2012 - 08h56
(atualizado às 09h12)
Compartilhar

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, minimizou o crescimento no número de redações inválidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De 2009 - ano em que o Enem ganhou status de vestibular - a 2011, houve um aumento de 168% nos textos anulados, contra um crescimento de 59% no número de redações corrigidas. "Temos de pensar o universo do Enem, o Enem vem crescendo de forma extraordinária. Essas redações que foram anuladas representam muito pouco", disse o ministro a jornalistas.

Simulado: teste seus conhecimentos e veja se está preparado para o Enem

Em 2011, as redações anuladas representaram 2,5% do total de provas. Segundo especialistas, os dados mantêm relação com mudanças nas regras de correção, com as diferentes propostas de redação a cada edição e também com o perfil dos inscritos.

O Ministério da Educação (MEC) promete mais rigor na correção das redações neste ano, ao diminuir a discrepância máxima de 300 para 200 pontos entre os dois corretores que analisam os textos. Para ajudar na preparação dos candidatos, a pasta também elaborou um guia para orientar os estudantes com esclarecimentos sobre os critérios de avaliação.

"Aqueles que estão estudando sob essa orientação vão ter um excelente desempenho. A redação é importante, o domínio da língua, capacidade de organizar argumentos é fundamental pra vida profissional, pra universidade e isso vai ser avaliado", disse o ministro, enfatizando que o "critério de avaliação é igual para todos" .

Todas as redações inválidas recebem nota zero. De acordo com o guia de redação do Enem 2012, uma redação receberá zero se apresentar fuga total ao tema; texto com até sete linhas; impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação; desrespeito aos direitos humanos; não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa.

Neste Enem, os estudantes terão acesso às redações corrigidas apenas para fins pedagógicos, conforme Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Federal.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, sábado e domingo, em todo o País, a partir das 13h (pelo horário de Brasília). No primeiro dia, o candidato resolverá as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas. No segundo dia, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, igualmente contadas a partir da autorização. O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Desde o dia 10 de outubro, os cartões de confirmação da inscrição contendo número de registro, data, hora e local de realização das provas, indicação de atendimento diferenciado e/ou específico, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (quando for o caso) estão sendo remetidos por via postal para o endereço informado pelo participante. As informações também estarão disponíveis no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). Participantes guardadores de sábado serão acomodados em salas e aguardarão até as 19h para iniciarem as provas no primeiro dia.

Vestibular ou Enem:
Veja como será a seleção nas universidades do País
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado
Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010

Fonte: Agência Estado Agência Estado
Compartilhar
Publicidade