PUBLICIDADE

MEC elimina mais 12 candidatos que postaram fotos do Enem

Índice de abstenção ficou em 29%, considerado “dentro da média” pelo ministério; 2 milhões de inscritos não fizeram as provas

27 out 2013 - 20h04
(atualizado às 20h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Enem: ministro lamenta morte e festeja nascimentos:

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou neste domingo que mais 12 candidatos foram eliminados no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por publicarem fotos das provas e do cartão de respostas na internet. Com isso, 36 pessoas no total foram excluídas do certame após monitoramento das redes sociais pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No ano passado, foram 67 eliminados.

“Por mais que tenhamos feito advertência, foram 36 excluídos no total. Houve uma redução. Mas esse é um problema que atinge apenas eles. Tudo foi preservado, todo o sigilo da prova foi mantido”, disse Mercadante.

Segundo o ministro, as equipes do MEC e do Inep monitoraram mais de 2 milhões de perfis no Twitter, Instagram e Facebook. E esse trabalho continuará sendo feito para identificar possíveis novos infratores. Isso porque as notas do Enem servirão para a seleção de programas como o Fies, o Prouni e o Ciência Sem Fronteiras. “Não podemos permitir que ninguém ingresse tendo violado o edital, sem respeitar as regras de um exame que deu tanto trabalho, tanto empenho”, acrescentou.

O ministro disse ainda que 5 milhões de candidatos efetivamente participaram da edição deste ano do Enem, um crescimento de 20% em relação ao ano passado. Estavam inscritos mais de 7,1 milhões de candidatos para o exame deste ano, número recorde e que foi comemorado por Mercadante como “o segundo maior exame do planeta”.

Conforme balanço parcial divulgado pelo ministro, a taxa de abstenção ficou em torno de 29%, o que, segundo ele, “está mais ou menos dentro do padrão”. No ano passado, o percentual ficou em 27,9%; em 2011, em 26,4%; em 2010, em 28,8%; e em 2009, em 37,7%. 

Incidentes

Mercadante lamentou a morte de um candidato que se envolveu em um acidente de moto a caminho do exame. Fernando Ximenes, 26 anos, morava em Varginha (MG) e foi atingido por uma carreta que trafegava na contramão e colidiu contra sua moto. “Ele estava buscando a certificação do ensino médio”, disse o ministro.

Por outro lado, Mercadante comemorou o nascimento ontem de um bebê em Teresina, que recebeu o nome de Luna. No Rio de Janeiro, houve outra candidata que entrou em trabalho de parto durante a prova, mas preferiu terminar o exame acompanhada por uma médica e só então foi para a maternidade. 

O ministro também agradeceu ao vigilante Otávio Niogueira, da Unifor, no Ceará. Ele socorreu um candidato que desmaiou a poucos metros de entrar para o primeiro dia de prova do Enem, faltando menos de um minuto para fechar os portões. Como o jovem não tinha forças para se levantar, o segurança resolveu colocá-lo nos ombros para que ele não perdesse a prova.

Um radialista foi preso na cidade mineira de Unaí por ter tirado fotos dentro do local de prova. Ele foi algemado, levado para a delegacia e será processado por tentar burlar o edital.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas ocorreram neste fim de semana, sábado e domingo. No primeiro dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões. Já no segundo dia foram resolvidas as questões de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. No domingo, em virtude da Redação, os candidatos tiveram uma hora a mais para terminar o exame.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir abaixo a correção comentada pelos professores do Cursinho da Poli, ou neste link o gabarito extraoficial de todas as provas sugerido pelos professores do Sistema Ari de Sá, que também comentam as provas em vídeo.

Participou do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-822-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade