PUBLICIDADE

MEC elimina 63 candidatos que postaram fotos da prova do Enem

MEC elimina 63 candidatos que postaram fotos da prova do Enem

4 nov 2012 - 18h58
(atualizado às 19h09)
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) confirmou por volta das 18h40 deste domingo que nos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram eliminados 63 candidatos por postar imagens das provas nas redes sociais. Foram 26 casos registrados hoje e outros 37 no sábado.

Enem: confira a correção das provas de sábado

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

O MEC informou que monitorou todo o processo nas redes sociais durante a aplicação das provas. De acordo com o edital do Enem, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas fotográficas e celulares. Os equipamentos devem ser guardados, desligados, em uma embalagem fornecida pelos fiscais de prova.

Segundo o órgão, a Polícia Federal (PF) também designou uma equipe para auxiliar no trabalho de identificação dos candidatos envolvidos nas postagens das fotos. No sábado, uma publicação com informação falsa sobre o cancelamento do Enem chegou a ser divulgada. A PF e o ministério identificaram o autor.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste domingo, mais candidatos foram flagrados divulgando imagens da sala de prova em redes sociais
Neste domingo, mais candidatos foram flagrados divulgando imagens da sala de prova em redes sociais
Foto: Reprodução

As provas deste ano começaram a ser aplicadas ontem em todo o País. No primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Hoje serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas ao final do dia.

O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

vc repórter

Fez o Enem 2012? Envie fotos, vídeos ou texto contando como foi, se deu tudo certo ou se ocorreu algum problema.

Ranking:
Veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Enem 2010
As falhas do Enem:
Em 2011, de novo, exame não passou no teste. Confira o que deu errado

Confira o que está sendo dito sobre o Enem no Twitter:


Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade