PUBLICIDADE

MEC divulga gabarito oficial do Enem 2012

6 nov 2012 - 20h38
(atualizado em 7/11/2012 às 12h06)
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta terça-feira o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 3 e 4 de novembro.

Gleyce Farias, 17 anos, vai tentar entrar na faculdade de Medicina
Gleyce Farias, 17 anos, vai tentar entrar na faculdade de Medicina
Foto: Joyce Carvalho / Terra

Enem: confira o gabarito oficial do exame

Há, no mínimo, duas questões em xeque, levantadas após a realização da prova de sábado. Apesar disso, nenhuma foi anulada na divulgação do gabarito

Na questão 49 da prova amarela, que tratava de ondulatória, os professores do Sistema COC de Ensino e dos cursinhos Objetivo e da Poli apontaram que os três dados apresentados - de comprimento de onda, velocidade e frequência - eram incompatíveis. "O aluno poderia até chegar à resposta correta, a letra D, por dedução, mas se fizesse os cálculos não encontrava a alternativa certa", disse a professora do COC Shirlei Nabarrete.

Já sobre a questão de número 51 do caderno amarelo, os professores concordaram que houve equívocos na formulação. A pergunta tratava de um consumidor que comprou legumes em uma feira e, após chegar em casa, decidiu conferir a massa dos alimentos, pois ficou desconfiado com os dados da balança do vendedor.

"O prenúncio do enunciado trazia alguns dados que não levavam à nenhuma resposta. Se o candidato pegasse os dados apresentados no final da pergunta, também não chegaria a nenhuma resposta. No entanto, com alguns dados do começo e alguns do final, forçando a barra, daria uma alternativa", disse o professor do Objetivo Ricardo Helou Doca, ao destacar que a resposta correta seria a letra "D".

No domingo, os professores consultados pelo Terra não encontraram grandes problemas na prova. Para eles, o exame evoluiu em relação às edições anteriores, principalmente em matemática, prova que não contou com as tradicionais "pegadinhas". No entanto, nas questões de linguagens a avaliação é de que os textos continuam longos, exigindo um tempo maior para a resolução.

Redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira que 6.386 profissionais atuarão na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Desse total, 5.683 trabalharão diretamente com os 4,1 milhões de redações que serão corrigidas neste ano. O exame foi realizado no último fim de semana (3 e 4 de novembro) para estudantes de todo o país.

Entre os demais avaliadores, 229 atuam como supervisores, 12 como coordenadores de banca e 462 como auxiliares de supervisão. De acordo com o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, esses servidores trabalham para garantir a qualidade da correção das redações.

A partir desta edição do Enem, os alunos terão acesso às redações corrigidas para fins pedagógicos a partir de 15 de fevereiro de 2013, no site do Inep. Entretanto, os candidatos não poderão usar esse acesso como base para recursos na comissão organizadora da prova. O resultado final do exame será divulgado três semanas antes da abertura de acesso à redação, no dia 28 de dezembro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Enem ou vestibular: veja como será a seleção nas principais universidades do Brasil

Neste ano, o candidato resolveu no sábado, dia 3 de novembro, questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, dia 4, foi a vez dos testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação. O gabarito oficial tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Correção comentada

Confira abaixo a correção completa das provas do Enem 2012, realizada pelo Terra em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade