PUBLICIDADE

MEC cria site para esclarecer dúvidas sobre inscrição no Enem

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de maio, na página do Enem. As provas serão aplicadas em outubro

14 mai 2013 - 09h40
(atualizado às 09h44)
Compartilhar
Exibir comentários
A página foi criada pelo MEC para esclarecer dúvidas de candidatos sobre o Enem 2013
A página foi criada pelo MEC para esclarecer dúvidas de candidatos sobre o Enem 2013
Foto: Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) criou um site com o passo a passo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abertas na segunda-feira. A ideia é tirar dúvidas dos estudantes e garantir que as inscrições sejam efetivadas com sucesso. Para participar da edição de 2013 da prova, os candidatos devem se inscrever na página do programa até o dia 27. O pagamento da taxa de R$ 35 pode ser feito até o dia 29.

Enem ou vestibular: veja como é a seleção nas universidades federais

Além do passo a passo de como fazer a inscrição, a página ainda traz várias dicas sobre a aplicação das provas, sobre a senha que deve ser guardada para acessar o sistema futuramente e sobre o cartão de confirmação, que será enviado para o endereço indicado pelo candidato.

O Enem é destinado àqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. De acordo com o último balanço divulgado pelo MEC no começo da noite de ontem, 472.495 mil pessoas já haviam feito a sua inscrição no exame. A expectativa do governo é de que mais de 6 milhões de pessoas participem do Enem este ano.

Enem 2013 Datas
Início das inscrições 13 de maio
Fim das inscrições 27 de maio
Pagamento da taxa de R$ 35 até 29 de maio
Primeiro dia de provas 26 de outubro, das 13h às 17h30
Segundo dia de provas 27 de outubro, das 13h às 18h30
Gabaritos Até o dia 30 de outubro
 

Rigor na redação

Entre as principais mudanças na edição deste ano está a correção mais rigorosa das redações. Uma das medidas é que os textos com inserções indevidas - como uma receita de macarrão instantâneo em 2012 - serão zeradas. Outra mudança prevê que serão aceitos apenas desvios gramaticais excepcionais e que não caracterizem reincidência. Antes, eram permitidos "escassos" desvios.

Além disso, a expectativa é que uma a cada três redações irá para um terceiro corretor, antes o índice era de aproximadamente 21%. Isso ocorrerá quando houver uma discrepância de mais de 100 pontos entre os dois primeiros corretores. No ano passado, a discrepância tinha que ser de mais de 200 pontos para que fosse encaminhado a um terceiro avaliador. 

O edital também prevê maior rigor para os corretores, que terão mais horas de capacitação e serão acompanhados e avaliados. Eles poderão ser dispensados inclusive durante a correção.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade