PUBLICIDADE

MEC admite que errou ao corrigir 129 redações do Enem 2011

16 jan 2012 - 16h46
(atualizado às 17h01)
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) admitiu que 129 redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tinham "erro material" na sua correção e parte delas teve sua pontuação alterada. Alguns casos foram percebidos e corrigidos antes das notas serem divulgadas em dezembro, mas outros foram diagnosticados apenas depois que os candidatos pediram direito de vista da prova via ação judicial.

Veja as 50 melhores e piores escolas no Enem 2010

Veja polêmicas do Enem em 2011

O erro material pode ser, por exemplo, uma prova que não foi corretamente escaneada e ficou em branco ou um número trocado no envelope de identificação, o que fez com que a redação fosse extraviada.

Até a última sexta-feira, o MEC havia admitido duas alterações de nota por "erro material": uma de um estudante de São Paulo e outra de um candidato de Belo Horizonte. Segundo matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, um documento do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), que faz parte do consórcio responsável pela aplicação do Enem, listou os nomes de 129 participantes que tiveram as notas retificas em função de problemas desse tipo.

O edital do Enem não prevê que o candidato possa entrar com recurso para reclamar da nota obtida. Por isso, muitos estudantes entraram com pedidos na Justiça para ter acesso à prova e, em alguns casos, tentar alterar a nota. Segundo o MEC, foram recebdidos 122 pedidos judiciais de vistas da prova de redação e todos foram atendidos. Do total, 79 pedidos resultaram em revisão das notas.

Com relação aos pedidos do Ministério Público Federal do Ceará (MPF) e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que querem que seja dada vista das redações a todos os estudantes inscritos no Enem 2011, o MEC deve apresentar seus argumentos ainda hoje à Justiça.

Segundo o órgão, em agosto do ano passado foi feito um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o MPF, segundo o qual se comprometeu a dar vista das provas apenas em 2012, em razão da inexistência até então de uma ferramenta digital que comportasse a consulta dos dados. De acordo com o MEC, uma tecnologia de armazenamento de informações na nuvem foi testada durante as inscrições para o Sisu e dará conta de oferecer a todos os candidatos que fizerem as provas a partir deste ano, o espelho de sua redação corrigida.

Com informações da Agência Brasil.

Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Momentos de desconcentração foram registrados após o término do Enem em São Paulo
Foto: Aloisio Mauricio / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade