PUBLICIDADE

MEC admite erro em gabarito; estudantes sentem-se prejudicados

6 nov 2010 - 17h06
(atualizado às 19h04)
Compartilhar
Thaís Sabino
Direto de São Paulo

Uma inversão em alguns gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode prejudicar o aproveitamento dos estudantes. Segundo relatos, as questões do gabarito estavam com a ordem invertida em relação à prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) admite o erro, mas informou que os fiscais orientaram os candidatos quanto ao preenchimento da folha de resposta.

"Consegui fazer boa parte da prova, mas passei para o gabarito tudo errado", disse a estudante Chaja Rajab, 17 anos. Ela teria acertado 70 questões, se não fosse o erro do exame, afirmou Chaja. A estudante vai prestar enfermagem na Universidade de São Paulo (USP).

Déborah Macedo, 16 anos, decidiu prestar o Enem, mesmo estando no segundo ano do colégio, para praticar e testar seus conhecimentos. A estudante passou por problema igual. "Agora, não acertei nenhuma questão. O gabarito estava trocado", disse Déborah, que acreditava marcar 40 pontos no exame. "Não avisaram nada na minha sala", completou.

Na sala de Giovanna Marçal, a maioria dos gabaritos estavam invertidos com as questões da prova. "Logo no início da prova explicaram para responder na ordem normal, que depois iria ser corrigido certo". Ainda assim, a estudante disse que ficou desconfiada.

Giovanna Passeti também foi vítima do equívoco, mas preencheu o gabarito da forma instruída antes do início do exame.

Inep

A folha de respostas em que os candidatos devem marcar o gabarito das questões do Enem possui um erro no cabeçalho, segundo informou o Inep.

A prova deste sábado (6) tem 90 questões: 45 de ciências humanas, numeradas de 1 a 45, e mais 45 de ciências da natureza, numeradas de 46 a 90. Na folha de resposta os cabeçalhos das provas estavam trocados: as questões de 1 a 45 eram identificadas como ciências da natureza e as de 46 a 90, como ciências humanas.

Segundo o Inep, o gabarito segue a mesma ordem numérica das questões. De acordo com o órgão, os fiscais orientaram os estudantes a preencher a folha de resposta seguindo a ordem numérica das questões e não há registro de que o problema tenha interferido no andamento das provas.

O exame está sendo aplicado em 16 mil escolas de todo o País a 4,6 milhões de candidatos inscritos.

Com informações da Agência Brasil

Menina chora após perder o horário de entrada para a prova do Enem
Menina chora após perder o horário de entrada para a prova do Enem
Foto: Ale Cabral / Futura Press
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade