Enem

publicidade
17 de janeiro de 2013 • 00h06 • atualizado às 07h21

MEC abre inscrições para bolsas do Prouni; veja como concorrer

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do programa
Foto: Reprodução
 

O Ministério da Educação (MEC) abriu à 0h desta quinta-feira o período de inscrições para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Para o primeiro semestre deste ano são oferecidas 99.233 bolsas integrais e 45.416 parciais. Os candidatos podem se inscrever no site do programa até as 23h59 da segunda-feira. A consulta das vagas disponíveis está disponível na página do Prouni.

Criado pelo governo federal em 2004, o programa oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para concorrer a uma bolsa, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter obtido nota mínima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. No momento do cadastro, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O candidato que quiser concorrer a uma bolsa integral deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.

O programa terá duas chamadas sucessivas. A divulgação dos resultados estará disponível nos dias 24 de janeiro (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda chamada).

 
Terra