PUBLICIDADE

Maiores universidades federais adotam Enem; prazo de inscrição termina hoje

Aluno interessado em disputar vaga nas instituições que adotaram o Sisu deve se inscrever até as 23h59 desta segunda-feira

27 mai 2013 - 12h49
(atualizado às 12h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Estudantes interessados em disputar uma vaga em algumas das principais universidades do País devem ficar atentos ao fim das inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo termina às 23h59 desta segunda-feira. Cinco das dez maiores instituições federais já desistiram das seleções próprias e agora escolhem seus alunos exclusivamente pelo exame nacional, enquanto uma delas - a Universidade de Brasília (UnB) - adota o Enem parcialmente, mas extinguiu o vestibular de verão em favor da seleção unificada. As quatro que ainda não abriram mão do vestibular confirmam que devem fazer mudanças neste ano.

Veja as 50 melhores e piores escolas no Enem

Nas instituições que adotaram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - que considera as notas dos candidatos no Enem para ingresso em instituições públicas de educação superior -, o candidato terá, obrigatoriamente, que se submeter ao exame nacional e posteriormente se inscrever no Sisu para poder concorrer a uma vaga nos cursos presenciais. No caso do ensino a distância, os candidatos serão selecionados diretamente pela nota do Enem sem precisar passar pelo Sisu.

Instituição Adota o Enem?
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Sim
Universidade Federal do Pará (UFPA) Em discussão
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sim
Universidade Federal Fluminense (UFF) Sim
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Em discussão
Universidade de Brasília (UnB) Sim, mas mantém a avaliação seriada
Universidade Federal da Bahia (UFBA) Em discussão
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Sim
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Sim
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Em discussão

Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet neste endereço. Para aqueles que se inscrevem e ainda não fizeram o pagamento da taxa, o prazo para quitação termina na quarta-feira. A inscrição só será confirmada após esse procedimento.

Como se inscrever

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Será cobrada uma taxa de R$ 35. Estudantes que concluírem o ensino médio em escolas públicas no ano de 2013 e participantes com renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo estão isentos da taxa de inscrição. Aqueles que solicitarem a isenção deverão dispor dos documentos que comprovem a renda. No caso de isenção, a confirmação da inscrição ocorrerá após comprovados os dados fornecidos.

O participante que precisa de atendimento diferenciado ou específico deverá informar a necessidade no ato da inscrição. O atendimento diferenciado é prestado a pessoas com deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia, déficit de atenção, autismo. O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e aos sabatistas que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno.

Ao finalizar a inscrição, o participante deve verificar se ela foi concluída com sucesso e guardar o número e a senha. É com essas informações que o candidato poderá acompanhar todo o processo, além de consultar e imprimir o cartão de confirmação. Caso esqueça ou perca a senha, o candidato poderá recuperá-la online. Alterações nos dados cadastrais, na cidade de provas e na opção de língua estrangeira são permitidas apenas até o fim do período de inscrição.

Após a confirmação da inscrição - com o pagamento ou comprovação das informações que permitem a isenção -, o participante receberá em casa o cartão de confirmação de inscrição, que terá um número, assim como a data, hora, o local de prova, a opção de língua estrangeira e outras informações específicas.

Enem

O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos os Estados e no Distrito Federal. O Enem tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. Eles devem pedir, na inscrição, que o resultado do exame seja usado para a certificação. Também devem indicar uma das instituições certificadoras que constam no edital do exame.

O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (Prouni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Com informações da Agência Brasil.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade