publicidade
27 de outubro de 2013 • 13h19 • atualizado às 13h29

Lei Seca no Brasil é tema da redação do Enem 2013

Além da redação, candidatos precisam responder 90 questões de Linguagens e de Matemática em cinco horas e meia de prova

 

Após o fechamento dos portões do último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) às 13h (horário de Brasília), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o tema da redação em sua página no Twitter. "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil" foi a proposta apresentada para o texto, que é uma das etapas mais temidas pelos candidatos que fazem o exame em todo o Brasil.

Nesta tarde, os candidatos têm cinco horas e 30 minutos para responder 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da redação. O texto precisa ser do tipo dissertativo-argumentativo e deve apresentar uma proposta de intervenção social sobre o tema proposto. Textos de apoio apresentados junto ao tema ajudam o candidato a desenvolver os argumentos.

A redação tem peso elevado no Enem e já foi motivo de muitas polêmicas. Em edições anteriores, o tema vazou em pelo menos dois anos. Em 2010, uma professora que teve acesso à prova para deficientes visuais informou o tema para o filho horas antes de começar o exame. Em outro caso, um estudante recebeu 560 pontos (em uma escala de 0 a 1 mil)  depois de ter inserido um parágrafo inteiro com a receita para fazer macarrão instantâneo. Outro candidato tirou 500 pontos após escrever trechos do hino do Palmeiras.

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, corrige as questões do exame.

Domingo, novamente a partir das 13h (de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. Nesse dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste. No sábado, primeiro dia de provas, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta para resolver as questões. 

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli. Veja também os comentários em vídeo dos professores do Colégio Ari de Sá sobre o primeiro dia de provas.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>

 

Terra